(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CUIABÁ

Brasil registra primeiro caso de COVID-19 em gato, no Mato Grosso

Animal de estimação teve teste positivo pelo exame PCR e levanta preocupação sobre isolamento de pacientes em relação também a pets


19/10/2020 13:11

(foto: Arquivo pessoal/divulgação)
(foto: Arquivo pessoal/divulgação)
É de Cuiabá o primeiro caso de gato com COVID-19 no Brasil. O pet contraiu a doença a partir de seus tutores, que também estavam com a doença. O animal, do sexo feminino, foi submetido a um exame molecular de PCR, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na capital.

Esse é o primeiro caso confirmado de animal de estimação afetado por transmissão direta no país. O animal, bem como seus donos, foram infectados em uma festa familar, junto a pelo menos outras quatro pessoas e dois animais, um gato e um cachorro, segundo o jornal O Globo, ao qual a pesquisadora que diagnosticou a doença na UFMT, Valéria Dutra, recomendou que o isolamento de pacientes contaminados inclua distância dos bichos de estimação..

O primeiro caso de gato com o vírus Sars-Cov-2 foi documentado em março deste ano, na Bélgica e foi considerado um caso isolado. A preocupação da comunidade científica é para que não se viabilize uma nova forma de transmissão, entre animais, como já confirmado entre felinos, em pesquisa chinesa, e dos bichos de volta para humanos - o que não foi verificado até então.

O risco de contaminação, em geral, é influenciado justamente pela aglomeração em eventos. Uma pesquisa do MIT, junto à Universidade de Oxford chegou a conceber uma tabela de riscos de acordo com as características de cada evento. A importância de prevenção em encontros públicos se torna ainda mais relevante, uma vez que a curva móvel de mortes diárias esteja diminuindo e as regras de isolamento foram flexibilizadas, o que pode levar a um relaxamento coletivo de cuidados e até a uma nova onda de infecção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)