(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO GRANDE DO NORTE

Projeto de lei quer obrigar vítimas de estupro a assistir a cenas de aborto

Proposta, que estava prevista para ser votada nesta semana na Assembleia Legislativa do RN, sujeita mulheres a técnicas que sugerem tortura psicológica para que desistam da interrupção da gravidez


19/08/2020 15:39 - atualizado 19/08/2020 19:07

No Brasil, o aborto é autorizado em casos de gravidez resultante de estupro ou quando há risco de vida para a gestante(foto: PixaBay/Reprodução)
No Brasil, o aborto é autorizado em casos de gravidez resultante de estupro ou quando há risco de vida para a gestante (foto: PixaBay/Reprodução)
Um projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sugere que mulheres vítimas de estupro que ficaram grávidas e desejam fazer aborto, assistam a cenas “com demonstração de técnicas de abortamento com explicações sobre atos de destruição, fatiamento e sucção do feto, bem como a reação do feto a tais medidas”. 

A proposta feita pelo deputado Kleber Rodrigues (PL-RN) chama a atenção após a repercussão do caso da menina de 10 anos, que teve um aborto legal, após ser estuprada pelo próprio tio

Segundo informações do UOL, o Projeto 028/2020 estabelece que, antes de uma autoridade judiciária permitir o aborto, a gestante aguardará um prazo mínimo de 15 dias em que “submeterá obrigatoriamente a atendimento psicológico com vistas a dissuadi-la da ideia de realizar o abortamento”.

A proposta, que estava prevista para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa nesta semana, pretende, na prática, dificultar o aborto legal no estado e sujeitar mulheres a técnicas que sugerem tortura psicológica para que desistam da interrupção da gravidez.

Após repercussão nas redes sociais, comandada por grupos feministas e coletivos de mulheres, a votação acabou adiada.

A proposta fere a Constituição federal e as determinações do Ministério da Saúde, que traz protocolos de atendimento à mulher vítima de violência sexual. 


Aborto no Brasil


De acordo com a Constituição brasileira, o aborto é autorizado em casos de gravidez resultante de estupro ou quando há risco de vida para a gestante.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (18), pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o segundo país, em uma lista de 25, com menos pessoas favoráveis ao aborto. Apenas 16% dos brasileiros acreditam que a prática deveria ser legalizada em qualquer caso. A média global é de 44%. 
 
No âmbito mundial, o Brasil apenas perde para Malásia, que teve índice de aprovação de apenas 10%.  Aos favoráveis à prática, o país que se destaca é a Suécia, lá 76% das pessoas consideram que o aborto deve ser permitido sempre que a mulher desejar.
 
Para realização da pesquisa foram entrevistadas 18 mil pessoas. 
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)