(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mensagens sugerem que professora sabia de esquema de tráfico de animais

O Correio Braziliense teve acesso às mensagens trocadas entre pessoa ligada a jovem picado por naja e professora de medicina veterinária


31/07/2020 00:00 - atualizado 31/07/2020 00:09

Uma das cobras apreendidas no DF em operação da Polícia Civil relacionada ao caso do estudante picado por naja(foto: PCDF/Divulgação)
Uma das cobras apreendidas no DF em operação da Polícia Civil relacionada ao caso do estudante picado por naja (foto: PCDF/Divulgação)

Conversas por WhatsApp entre uma professora do curso de medicina veterinária do Uniceplac, no Gama, e uma pessoa ligada aos jovens presos suspeitos de participação em esquema de tráfico de animais exóticos e ocultação de provas sugerem que a docente sabia que os jovens, estudantes da instituição, mantinham cobras em cativeiro, inclusive as peçonhentas. No Brasil, é proibido criar esse tipo de animal em casa.

As mensagens, a que o Correio teve acesso, estão em um dos aparelhos apreendidos pela Polícia Civil nas investigações sobre suposto esquema de tráfico internacional de animais exóticos. A operação, batizada de Snake, foi desencadeada após Pedro Henrique dos Santos Krambech Lehmkul, estudante de medicina veterinária da Uniceplac, ser picado por uma naja que criava ilegalmente em casa. 

 

Durante a operação, coordenada pela 14ª Delegacia de Polícia (Gama), investigadores apreenderam os celulares de Pedro; do padastro dele, o tenente-coronel Clóvis Eduardo Condi; de Gabriel Ribeiro de Moura, acusado de ocultação de provas por ter escondido a naja e outras 16 cobras; e de outros colegas dos suspeitos. É de um desses últimos aparelhos a troca de mensagens com a professora.

 

Ao interlocutor, ela escreve: "Pega as outras cobras venenosas e soltem no mato as que forem nativas daqui". E continua: "Só gelei pensando naquela jararaca. Vocês está junto?". O interlocutor responde: "Não eu não tenho nenhuma serpente mais". A jararaca é uma espécie de cobra venenosa, nativa do Brasil.

 

Em outras mensagens, ele escreve à professora: “Não tem mais nenhuma serpente e que não sabe o que aconteceu, mas teve algum vacilo feio por parte do Pedro”. Em seguida, a professora diz: “Agora vão ter que dar um jeito nas outras cobras, deve cair fiscalização”. E a pessoa responde: "Uma hora dessas já deve ter rodado os bichos tudo”. E continua dizendo que “muita gente que cria vai cair”. 

(foto: Material cedido ao Correio Braziliense/Reprodução)
(foto: Material cedido ao Correio Braziliense/Reprodução)
 

Depois disso, a professora cita um outro nome: “Com pena da Lola. A polícia vai cair em cima dela”. 

 

Em uma outra conversa analisada pela polícia, um jovem assume que soltou uma jararaca e que, por causa disso, sentiu uma "dor no coração". A pessoa pergunta se ele estava fazendo "rolo com os meninos". Por fim, ele responde: "Mais ou menos. Tem altos grupos só eu, Gabriel e Pedro falando em comprar peçonhento". 

 

A assessoria do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac) confirmou que a professora faz parte do quadro da instituição e, até a última atualização dessa reportagem, manteve o posicionamento original a respeito do caso, informando que não tinha conhecimento da posse ilegal de serpentes ou de quaisquer outros animais silvestres entre alunos.

 

A instituição abrirá um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o fato. "Aproveitamos para ressaltar que todos os animais devem ser manipulados apenas por pessoas devidamente capacitadas e que a criação e manutenção de animais silvestres devem seguir a legislação vigente", informou o centro de ensino.

 

A reportagem tenta localizar a defesa da professora. O espaço permanece aberto para manifestação.

 
Conselho emite nota 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) emitiu um nota de esclarecimento informando que vem acompanhando as investigações junto às autoridades policiais e se coloca à disposição dos órgãos de segurança do DF para esclarecimentos técnicos e científicos, como testemunha qualificada.

 

"Caso as investigações apontem a participação e/ou conivência de qualquer um dos profissionais citados acima, o CRMV-DF tomará as devidas providências, que no caso implicará na instauração de processo ético profissional", esclareceu a entidade.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)