(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: manutenção no portal do Ministério da Saúde já dura mais de 15 horas

Site está fora do ar desde a noite de sexta-feira (5), após a divulgação do balanço sobre a doença no Brasil. No Twitter, usuários criticam falta de transparência da pasta


postado em 06/06/2020 09:59 / atualizado em 06/06/2020 13:43

''Portal em manutenção'' é a mensagem do Ministério da Saúde para a população em plena pandemia(foto: Reprodução/Ministério da Saúde)
''Portal em manutenção'' é a mensagem do Ministério da Saúde para a população em plena pandemia (foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

 

 

portal COVID-19 do Ministério da Saúde, que atualiza diariamente os números da doença no Brasil, está fora do ar há quase 16 horas. Quando se tenta acesso ao site, o cidadão encontra a mensagem “portal em manutenção”. 

 

Após alterar o horário de divulgação do balanço para o fim da noite, com objetivo de prejudicar telejornais e jornais impressos que são fechados mais cedo, o governo também não informou em sua peça gráfica de sexta-feira (5) o número total de mortes e casos confirmados da doença.

 

Dessa maneira, a imagem trouxe apenas os casos e mortes incluídos nas últimas 24 horas no país.

 

 

Além disso, o boletim traz incongruências em relação ao informado pelas secretarias estaduais de Saúde. Enquanto no Maranhão houve um salto de novos casos no balanço do ministério (2.684 contra 2.157 informados pelo estado), no Ceará houve diminuição (2.381 no governo federal contra 1.800 no estadual).

 

 

 

O governo também deixou de atualizar o balanço no Twitter do Ministério da Saúde. Isso acontecia diariamente para informar a população sobre o quadro da pandemia no Brasil.  

 

“É para pegar o dado mais consolidado. E tem que divulgar os mortos no dia. Por exemplo, parece que dois terços dos mortos eram de dias anteriores, o mais variado possível. Tem que divulgar os do dia. O resto consolida pra trás”, admitiu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta sexta.

 

Bolsonaro também disse que “acabou matéria no Jornal Nacional” ao justificar o porquê da alteração do horário de divulgação dos dados. 
 

Adequação 

 
Na manhã deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para dar explicações sobre a nova estratégia de divulgação do Ministério da Saúde, o que chamou de adequeção para "evitar subnotificação". 
 
 
 
"Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo (de verificação dos dados junto a estados e municípios). A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão", escreveu o presidente em sua conta oficial. 
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)