(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Políticos são um dos grupos mais suscetíveis ao Covid-19', alerta ministro

Administradores públicos têm ampla rede de contatos e estão sempre em reuniões. No Reino Unido, a ministra da Saúde foi diagnosticada com a doença


postado em 11/03/2020 15:55 / atualizado em 11/03/2020 18:11

Ministrou prestou esclarecimentos na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira(foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados )
Ministrou prestou esclarecimentos na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados )

Políticos são mais suscetíveis à contaminação pelo coronavírus (Covid-19). A afirmação é do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que se baseou na ampla rede contatos que os administradores públicos têm por diversas regiões brasileiras, além de outros países. Nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a situação do vírus como pandemia; ou seja, o risco de contaminação é global.

Em audiência na comissão geral convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ministro esclareceu a situação de disseminação do vírus no país. Ao comentar as ações em andamento ou já tomadas pela pasta federal, Mandetta alertou os líderes que o acompanhavam, citando o fato de que em alguns países, vários parlamentares já se contaminaram com o novo vírus.

“Políticos estão no ranking elevado de profissões com contaminação. (A situação de) você perder o secretário, o ministro perder o parlamento já vem acontecendo em países. Portanto, acho muito correto que vocês disciplinem a presença e a circulação de pessoas e tomem medidas aqui dentro de controle. Tem que parar com esse negócio de abraçar e cumprimentar”, alertou.

Posteriormente, em tom bem-humorado, o ministro citou as campanhas eleitorais deste ano. “Tenho dó do pessoal que vai ser candidato a vereador e prefeito e que está fazendo pré-campanha. (Em 2020) vai ser uma pré-campanha, até certo ponto bem diferente”, continuou. 

Com a mesma pegada da declaração do ministro, Rodrigo Maia abriu a sessão já informando sobre uma reunião entre integrantes da mesa diretora da Câmara dos Deputados para elaborar uma portaria com medidas de prevenção à chegada do vírus à casa legislativa.  

“Aqui circulam muitas pessoas de muita regiões. É importante que a Câmara possa restringir acesso, reduzir número de audiência, restringir presença nos plenários a poucos assessores, quase que exclusivamente aos próprios parlamentares”, defendeu o deputado.  A previsão é de que a reunião aconteça ainda nesta quarta e que conte com a presença do presidente do senado, Davi Alcolumbre.

Nessa terça-feira, a ministra da Saúde do Reino Unido, Nadine Dorries, confirmou que foi diagnosticada com coronavírus. De acordo com jornais locais, ela começou a se sentir doente na sexta-feira, mas ainda não descobriu como contraiu o vírus. 

Ao todo, o Brasil já confirmou 52 casos do novo coronavírus. Outros 907 seguem suspeitos e 935 já foram descartados. No mundo, de acordo com o último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 118.326 casos confirmados e 4.292 mortes. Além disso, o vírus já chegou em 113 países, territórios ou áreas autônomas.

Em Minas Gerais, um caso foi confirmado. No estado, 122 casos seguem sendo investigados. 

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)