(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Baleia jubarte encalha e vira 'churrasco' para moradores da região

Em vídeos que viralizaram nas redes sociais é possível ver animal sendo cortado e colocado em grelhas de churrasco


postado em 04/09/2019 17:30 / atualizado em 04/09/2019 18:24

(foto: Divulgação/ Projeto Baleia Jubarte)
(foto: Divulgação/ Projeto Baleia Jubarte)
Após uma baleia jubarte encalhar na praia de Coutos, em Salvador (BA) sua carne acabou virando churrasco para os moradores do Subúrbio Ferroviário. O animal, que pesava aproximadamente 40 toneladas, tinha 15 metros e foi “dividido” e “compartilhado” com as pessoas que passavam por lá.

Em vídeos que viralizaram na web, é possível ver as pessoas cortando a gordura do animal. Um homem ainda garante que a receita de “Baleia, alho e olho” é a melhor feita em sua vida e outro diz que “a carne é boa, parece carne de boi mesmo”.

Outra gravação mostra os “bifes” da carne sobre uma grelha de churrasco. “A carne de baleia é assim, é? Eu pensava que era peixe”, disse uma mulher.



A remoção do corpo da baleia deve ser feita por equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURF) e por conta da dimensão do animal, a previsão é de que o trabalho seja concluído nesta quarta-feira.


Transmissão de doenças


Neste caso, não é preciso nem mesmo consumir a carne para estar em situação de risco. O contato apenas com o animal, já pode resultar em contaminação.

Luena Fernandes, do Projeto Baleia Jubarte, afirmou que não apenas essas pessoas estão sujeitas ao contágio de doenças comuns entre mamiferos ou uma intoxicação, mas também que a ação infringe leis ambientais (7.643/87), pois a pesca, o consumo e a comercialização de cetáceos (como a baleia) é proibida em águas brasileiras. Porém, nenhum caso de intoxicação foi relatado até agora.

*A estágiaria está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)