(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de São Paulo e indústrias fecham acordo sobre descarte de resíduos pós-consumo

Medida envolve os fabricantes de óleos lubrificantes; embalagens de agrotóxicos; pilhas e baterias; produtos de higiene pessoal, perfumaria cosméticos e materiais de limpeza


postado em 28/02/2012 07:47

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) assina, nesta terça-feira, com quatro setores da indústria termos de compromisso que definem como deve ser feita a destinação de resíduos pós-consumo. A medida envolve os fabricantes de óleos lubrificantes; de embalagens de agrotóxicos; de pilhas e baterias portáteis; e de produtos de higiene pessoal, perfumaria cosméticos, de materiais de limpeza e afins.

O acordo é o primeiro no Estado e atende às políticas nacional e estadual de resíduos sólidos. Elas preveem a adoção da chamada logística reversa, que estabelece que a indústria é responsável pelo recolhimento das embalagens de seus produtos depois que eles são consumidos - para reaproveitar, reciclar ou fazer a correta destinação -, a fim de que os materiais não sigam para os aterros sanitários do País.

A política nacional, sancionada no fim de 2010, traz a meta de que até 2014 somente sejam enviados para os aterros rejeitos que não puderam ser reaproveitados ou reciclados. “É mais um passo para que possamos chegar em agosto de 2014 em adequação com esse prazo. Se o País está atrasado para as obras da Copa, para essa meta está muito mais atrasado”, afirmou o secretário Bruno Covas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)