(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Foto de Lula com Suzane von Richthofen é uma montagem

Na verdade, as imagens mostram um encontro do ex-presidente com a jornalista Patrícia Lélis, em 2017


31/08/2022 15:08 - atualizado 31/08/2022 15:08


 

Captura de tela feita em 29 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter (foto: Reprodução)
A mulher vista em fotos ao lado do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é Suzane von Richthofen, condenada pelo homicídio dos pais em 2002, como dizem publicações compartilhadas mais de cem vezes desde o último dia 25 de agosto. Na verdade, as imagens mostram um encontro do ex-presidente com a jornalista Patrícia Lélis, em 2017. Uma das fotos, em que os dois estão virados para frente, foi manipulada substituindo o rosto de Lélis pelo de Von Richthofen.

 

'A imagem do abraço de [Lula] e beijo em Suzane Von Richtofen diz tudo... O nível de perversidade é inacreditável. Cade a indignação?', diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.

Von Richthofen, condenada por ter participado do homicídio de seus pais em 2002, quando tinha 18 anos, juntamente com os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, vem cumprindo a pena em regime semiaberto desde outubro de 2015.

 

No entanto, uma busca reversa feita pela imagem viralizada levou a uma notícia publicada em 11 de outubro de 2017 sobre um encontro de Lula com a jornalista Patrícia Lélis, que já foi apoiadora de pautas conservadoras.

 

Leia: Vídeo explica como são feitas pesquisas eleitorais 

 

Em 2016, Lélis denunciou o pastor Marco Feliciano por assédio sexual e migrou para o campo progressista, declarando-se feminista e apoiando políticos do PT. O caso envolvendo Lélis e Feliciano foi arquivado em 2018.

 

Leia: Saiba quem são os candidatos ao Planalto 

 

O conjunto de fotos viralizado, que mostra Lélis com Lula, também foi publicado pela jornalista em 9 de outubro de 2017 em seu perfil no Facebook.

Lélis também se pronunciou em sua conta no Twitter sobre a alegação, publicando as imagens virais ao lado de uma de suas fotos de 2017. Na comparação é possível ver que houve uma montagem com o rosto de Von Richthofen na imagem em que Lula e a jornalista aparecem de frente:


O gado bolsonarista está louco ao ponto de fazerem montagem de fotos acusando Lula de está com Suzane Von Richofen, é na verdade é uma foto comigo...
 

Leia: Eleições 2022: o que muda com a nova urna eletrônica? 

 
O processo vai comer na velocidade da luz! pic.twitter.com/CTGLu5jSt0
— Patrícia Lélis (@lelispatricia) August 25, 2022


O AFP Checamos já verificou outras desinformações que vinculavam Suzane von Richthofen a Lula, ao PT e a ativistas de direitos humanos (1, 2, 3).

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)