(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

QR Code no título de eleitor não é usado para computar voto nas eleições

Além disso, a urna eletrônica não tem leitor de QR Code e tampouco é possível que um mesário, ao fazer a leitura do código, altere a escolha do eleitor


25/08/2022 15:36 - atualizado 25/08/2022 15:36


 

Captura de tela feita em 19 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 19 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter (foto: Reprodução)
O QR Code foi incorporado recentemente ao título eleitoral e serve para confirmar a autenticidade do documento. O código de barras não habilita 'fraudes' como a de 'virar voto' a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao contrário do que alega um vídeo compartilhado dezenas de vezes nas redes sociais desde 17 de agosto de 2022. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória na hora de votar, e 'a ferramenta não é utilizada para contabilizar votos', informou o Tribunal Superior Eleitoral à AFP.


'ATENÇÃO TÍTULO NOVOS JA VEM COM QR CODE DE LULA', diz uma das publicações que acompanha a gravação no Twitter e Facebook.

No vídeo, de pouco mais de um minuto, uma voz é ouvida dizendo: 'As pessoas novas que tiraram o título este ano, ou os que transferiram [...] eles dão um papel [...] com um QR Code [...] é aí que tá o golpe: na hora que for passar, lá na hora da votação, já sai o número do Lula. Todo mundo! Por isso eles estão incentivando todos os jovens a tirar título'.

O código mencionado nas publicações foi incorporado recentemente ao documento eleitoral, seguindo uma atualização tecnológica, como ocorreu com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme explicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Procurado pela AFP, o TSE informou que o QR Code 'serve apenas para validação de um documento emitido pela Justiça Eleitoral'.

A emissão do registro eleitoral físico com a utilização de QR Code está prevista no artigo 71 da Resolução TSE nº 23.659/2021, de 26 de outubro de 2021. 'Ao ler o QR Code tanto no aplicativo e-Título como no título impresso, o que vão aparecer são os dados pessoais do eleitor e as informações sobre local de votação', informou o tribunal.

Além disso, o código não é usado na urna eletrônica, impossibilitando que pudesse alterar o voto do eleitor.

'Não há nenhuma relação entre o documento (título de eleitor, e-Título ou o QR Code da versão digital do documento) e o voto que posteriormente será digitado na urna pelo eleitorado. A ferramenta não substitui a urna eletrônica, não é usada para contabilizar votos e não interfere na votação em si', explicou a Corte Eleitoral à AFP.

Abaixo, vídeo da Justiça Eleitoral mostra o processo de computação do voto nas urnas eletrônicas, sem uso do QR Code.


Os vídeos viralizados ainda afirmam que o QR Code viria com os dizeres 'Lula 13', mas a sequência de números, letras e símbolos que consta no novo documento é gerada aleatoriamente e tampouco é utilizada no momento da votação. Os 'números que aparecem na imagem abaixo do QR Code são aleatórios, como qualquer código de resposta rápida, e mudam conforme o documento individual de cada eleitor', afirmou o TSE.

Além disso, a urna eletrônica não tem leitor de QR Code e tampouco é possível que um mesário, ao fazer a leitura do código, altere a escolha do eleitor. Por fim, o TSE nem mesmo exige a apresentação do título eleitoral no dia do pleito, mas sim de qualquer documento oficial de identificação com foto.

O conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake e UOL Confere.

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)