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Estado de Minas CHECAMOS

Não há registro de pesquisa que mostre Bolsonaro com 65% das intenções de voto para 2022

Busca no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que não há registro da suposta pesquisa, exigência para todo levantamento divulgado no ano do pleito


06/04/2022 22:34 - atualizado 08/04/2022 08:54

Uma suposta pesquisa que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente nas intenções de voto para a disputa presidencial de 2022, com 65%, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde 19 de fevereiro de 2022.

No entanto, não há registro da suposta pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma exigência para todos os levantamentos divulgados no ano do pleito. Além disso, uma busca pelo nome do instituto citado nas publicações viralizadas leva apenas a uma página de humor. Pesquisas registradas no TSE até abril de 2022 mostram Bolsonaro com cerca de 26% de intenções de voto.

“Até que em fim uma pesquisa de verdade IBAPESQ sai na frente com a Primeira pesquisa que demonstra a realidade que vemos nas ruas…”, diz o texto sobre a imagem de um gráfico que mostra Bolsonaro com 65% das intenções de voto, seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 16%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 4%, e João Doria (PSDB), 1%.

O conteúdo, que atribui a pesquisa a um instituto que seria chamado IBAPESQ, foi compartilhado no Facebook (1, 2), Instagram (1, 2) e Twitter (1, 2).
Captura de tela feita em 1º de abril de 2022 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 1º de abril de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Contudo, a pesquisa viralizada nas redes sociais não é verdadeira.

Sem registro no TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela jurisdição e aplicação das leis nos pleitos brasileiros, estabelece a obrigatoriedade do registro das pesquisas de intenção de voto nos anos em que a população vai às urnas, como em 2022.

De acordo com a Lei Federal nº 9.504/1997, nesse período, todas as informações a respeito do contratante da pesquisa, assim como a metodologia utilizada, o período em que a sondagem foi feita e a origem dos recursos despendidos precisam ser declarados à Justiça Eleitoral. A Resolução nº 23.600/2019 inclui ainda a necessidade de registrar a margem de erro, a abrangência do estudo, o questionário completo e a nota fiscal comprovando a realização da pesquisa.

Esse não é o caso da suposta sondagem mencionada nas redes sociais. O Checamos fez uma busca pelo levantamento no site PesqEle, portal oficial do TSE, e não localizou nenhuma pesquisa encomendada por uma empresa com o nome IBAPESQ, citado nas publicações.
Captura de tela feita em 4 de abril de 2022 de busca por empresas responsáveis por pesquisas eleitorais no portal PesqEle do TSE
Captura de tela feita em 4 de abril de 2022 de busca por empresas responsáveis por pesquisas eleitorais no portal PesqEle do TSE ( . / )

O Checamos também não encontrou valores semelhantes aos descritos no conteúdo que circula nas redes sociais nas sondagens feitas para o pleito de 2022 e registradas no TSE até 6 de abril.

Site de humor


Uma busca pelo nome do suposto instituto que teria conduzido a pesquisa citada nas redes leva a uma publicação no site “Farofeiros”, que se descreve como um blog de games e humor: “Falamos da nossa maneira e de forma totalmente independente sobre games, séries, filmes, colecionismo, quadrinhos, besteirol e o famigerado pensamento onde damos pitacos em áreas que não entendemos com bom humor e caprichando na fanfic e no debochevismo (ver. debochevique), tudo em nome da diversão, da verdade e do amor.”

Na descrição do texto, é afirmado que o IBAPESQ seria uma empresa fundada pelo Sargento Bosco Albert Baracus, personagem fictício do filme Esquadrão Classe A.

No rodapé do site, um usuário questiona: “Está circulando nas redes sociais uma pesquisa eleitoral feita por vcs, para presidente da República em q o presente Jair Bolsonaro, lidera com +-67%. Isto é verdade?”. Ao que o autor da página responde em tom irônico: “Verdadeiro como o pronunciamento do nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Verdadeira como as intenções de Jair de governar para a família. Verdadeiro como amor da grande artista Lucyborn pelo nosso PR”.

A AFP não encontrou, contudo, nenhum registro de que o blog “Farofeiros” tenha publicado a pesquisa viralizada em seu site, redes sociais, ou suas versões arquivadas (1, 2, 3). Os responsáveis pela página foram procurados mas não responderam até a publicação deste artigo.

A AFP também fez uma busca pelo domínio do site de humor e verificou que o CNPJ atribuído à empresa não está inscrito como uma das empresas listadas pelo TSE para a realização de pesquisas de intenção de voto.

Nas publicações compartilhadas nas redes é possível ver uma marca d’água com o nome de usuário “@Jopa_Neves” sobre o gráfico da suposta pesquisa eleitoral. Neves é um cantor de música gospel.

Uma busca por suas redes sociais (1, 2, 3) em 6 de abril de 2022 não leva a nenhuma publicação com o levantamento. No entanto, a AFP identificou a partir do site Wayback Machine que uma conta no Twitter com o nome @JopaNeves havia difundido o gráfico viralizado em 19 de fevereiro de 2022. Desde então, tanto o tuíte quanto a conta foram deletados.

As pesquisas eleitorais divulgadas até março de 2022 não mostram resultados similares aos indicados nas publicações compartilhadas nas redes sociais.

Segundo levantamentos realizados por diferentes institutos, o ex-presidente Lula aparece com vantagem sobre Bolsonaro nas intenções de voto do primeiro turno das eleições presidenciais. No dia 24 de março de 2022, o Instituto Datafolha divulgou que o candidato petista tem 43% das intenções de voto para o pleito de outubro, seguido pelo atual presidente, com 26% em pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opção de resposta, Lula aparecia com 30% e Bolsonaro, com 23%.

Em 25 de março, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostrou o ex-presidente Lula com 44% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro.

Este conteúdo também foi analisado pela Agência Lupa.


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