![Captura de tela feita em 27 de janeiro de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )(foto: reprodução) imagem que circulou pelas redes sociais](https://i.em.com.br/KtWhnv4kUo2FiZBnBAb02ZROhDY=/790x/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2022/01/28/1340984/imagem-que-circulou-pelas-redes-sociais_1_66179.jpeg)
“A Polícia Federal de Curitiba, fez uma Exposição no centro da cidade, da Montanha de *DINHEIRO ROUBADO NA ADMINISTRAÇÃO do PT,* que já foi Recuperado. Agora imagina vocês o tamanho do Rombo..... E ainda tem gente que acha que o PT não Afundou o País ! Brasileiro não tem muita noção das coisas, foi muito boa a idéia , pelo menos agora vão ter noção, assim espero ! Devia passar em pelo menos todas as capitais brasileiras !”, dizem as legendas das publicações, compartilhadas no Facebook (1, 2), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2).
Na sequência, pode-se ver, além do dinheiro empilhado, algumas placas informativas como “844 mandados de busca e apreensão”, “28 países cooperaram com a ação”, entre outras, além de diversos transeuntes igualmente filmando a peça.
Mas a filmagem não mostra uma “exposição feita pela Polícia Federal”.
Uma busca no Google pelos termos “exposição + dinheiro + Curitiba” levou a uma matéria publicada no portal de notícias G1 em agosto de 2017 e intitulada: “Divulgação do filme da Lava Jato leva montanha de dinheiro falso ao Centro de Curitiba”.
Ao longo do texto é explicado que a ação foi feita para promover o filme “Polícia Federal – A lei é para todos”, que estreou nos cinemas brasileiros em setembro de 2017. A montanha de dinheiro simbolizava os 4 bilhões de reais recuperados durante a megaoperação anticorrupção Lava Jato, tema abordado no longa, que envolveu vários tribunais e instâncias judiciais.
A mesma pesquisa no Google também levou a uma reportagem transmitida em 28 de agosto de 2017 no noticiário “Meio Dia Paraná”, da emissora RPC, afiliada da Rede Globo, que mostrou a mesma pilha de dinheiro a partir de outros ângulos.
Buscas nas redes sociais por publicações feitas entre os dias 27 e 29 de agosto de 2017 levaram a usuários (1, 2, 3) que registraram a mesma ação promocional do filme.
O local escolhido para isso foi a Boca Maldita, região no centro da capital paranaense, onde surgiram as primeiras forças-tarefas da operação.
No site da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, inclusive, foi mencionada a exibição das pilhas de dinheiro: “Uma das ações de marketing para a pré-estreia foi realizada em Curitiba (...). Os produtores do filme montaram uma montanha de notas na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, simbolizando os R$ 4 bilhões apreendidos durante os três anos da Operação Lava Jato”.
Conteúdo semelhante foi verificado pelas equipes do Aos Fatos e do Boatos.org.