(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Esta foto mostra o funcionário de manutenção de uma reserva, não um geólogo precisando de ajuda

Imagem compartilhada mais de 150 mil vezes traz informação falsa; entenda


06/10/2021 13:47 - atualizado 09/10/2021 09:56

Uma imagem de um orangotango que parece estender a mão a um homem submerso em águas turvas foi compartilhada mais de 155 mil vezes em redes sociais ao menos desde fevereiro de 2021.

Segundo as publicações, o animal tentava ajudar um geólogo que havia caído em um poço de lama. No entanto, o homem visto na imagem é um funcionário de uma reserva de animais selvagens na Indonésia, que havia entrado na água para realizar trabalhos de manutenção.

A administração do local disse à AFP que o animal conhecia o funcionário e provavelmente estava pedindo-lhe comida.

“Uma foto que ficará imortal na história... tirada pelo fotógrafo Anil Prabhakar nas florestas da Indonésia. A foto mostra um macaco orangotango tentando ajudar um geólogo que caiu em uma poça de lama durante sua pesquisa” , diz uma das publicações compartilhadas no Facebook ( 1 , 2 , 3 ).

“Numa época em que a humanidade morre dentro dos humanos, os animais nos conduzem aos princípios da humanidade” , continuam algumas das postagens, difundidas também no Twitter e no Instagram .

A mesma alegação também circulou em espanhol , francês , inglês , árabe e húngaro .
Imagem de orangotango dando a mão a homem submerso foi compartilhada com informações falsas
Captura de tela feita em 5 de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook (foto: Reprodução/Redes sociais)

Uma busca no Google pelos termos “orangutan help man” (orangotango ajuda homem, em inglês) mostrou que a foto realmente foi feita por Anil Prabhakar , um fotógrafo amador indiano, que a publicou no Instagram em 23 de janeiro de 2020.

Como legenda da foto, que até a data desta checagem tinha mais de 91 mil curtidas, Prabhakar escreveu: “Me deixa te ajudar?: À medida que a humanidade morre nos seres humanos, às vezes os animais nos levam de volta ao básico” , frase retomada em algumas das publicações viralizadas.

Em 22 de janeiro de 2020, o fotógrafo já havia publicado o mesmo conteúdo em sua conta no Facebook e, em 8 de outubro do mesmo ano, compartilhou-o no Twitter.

Depois que a imagem viralizou nas redes, Prabhakar explicou ao canal CNN o contexto em que tirou a foto. O registro foi feito na ilha do Bornéu, onde o fotógrafo visitava a reserva Borneo Orangutan Survival Foundation (BOSF), de acordo com a entrevista publicada em 22 de fevereiro de 2020. Segundo seu relato, o orangotango estendeu a mão para ajudar o homem a sair da água, que se encontrava infestada de serpentes.

Em novembro de 2020, o fotógrafo também contou a história da imagem a uma revista indiana sobre natureza. Em sua narração, explicou que o homem fotografado era um guarda do parque que realizava trabalhos de manutenção, não um “geólogo que caiu” .

Enquanto ele trabalhava, um orangotango fêmea se aproximou e começou a observá-lo. Após um momento, o animal se aproximou da água, onde o funcionário parecia se mover com dificuldade, e estendeu a mão em sua direção, “como se lhe estivesse oferecendo ajuda para sair da lama espessa” , sinalizou Prabhakar.

Contactada pela equipe de verificação da AFP, a administração da reserva forneceu mais detalhes sobre a cena: o episódio aconteceu em uma pequena ilha artificial e o homem realmente era um funcionário do parque que fazia trabalhos de manutenção, não um geólogo que precisava de ajuda. O orangotango, que conhecia o homem, provavelmente estava pedindo comida.

“A foto foi feita no centro de reabilitação de orangotangos da BOSF em Samboja Lestari, Kalimantan Oriental [província da Indonésia] , disse à AFP Jamartin Sihite, diretor executivo do local, em conversa telefônica em 29 de setembro de 2021.

Sihite também comentou que o orangotango se chama Anih e que o homem visto na foto é Syahrul, seu cuidador.

“Anih não pode ser liberada na natureza. Suas habilidades não se desenvolveram a ponto de ser liberada na natureza. Ela pensou que Syahrul queria trazer comida, então pediu. Nesse momento, ele estava fazendo uma [tarefa de] manutenção, limpando a água. Não é um geólogo preso” , explicou o diretor executivo do parque.

A reserva de animais selvagens também publicou um vídeo em sua conta no Instagram, em 11 de fevereiro de 2020 , explicando a verdadeira história por trás da imagem:


“À primeira vista, pode parecer que [Anih] está oferecendo ajuda a Syahrul. Mas é provável que ela lhe estivesse pedindo comida, já que Anih, assim como os outros orangotangos, ainda depende dos humanos” , diz o vídeo, especificando que Anih e Syahrul se conhecem desde a década de 1990.

A BOSF, junto com o governo local e a comunidade global, luta contra a extinção dos orangotangos e pela conservação de seus habitats em todo o Bornéu, informa a organização em seu site .

Segundo a base de dados da União Internacional para a Conservação da Natureza ( UICN ) sobre espécies em perigo de extinção, as mudanças climáticas e a ação humana têm provocado reduções significativas na distribuição e na quantidade de orangotangos em Bornéu.

Nos últimos 40 anos, cerca de metade da população original dos orangotangos do Bornéu indonésio morreu - uma perda de entre 4.170 e 66.570 espécimes, fazendo com que os animais ficassem em perigo crítico de extinção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)