(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Gravação de 2015 é usada para insinuar bloqueio do WhatsApp

De acordo com os usuários, essa seria uma forma de dificultar a comunicação no contexto dos protestos pró-governo de 7 de setembro de 2021


06/09/2021 21:02 - atualizado 06/09/2021 21:02


 

Captura de tela feita em 6 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 6 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Publicações compartilhadas mais de 580 vezes nas redes sociais desde o último 4 de setembro afirmam que o aplicativo de envio de mensagens WhatsApp será bloqueado, e o vídeo de uma reportagem é usado para embasar a alegação. De acordo com os usuários, essa seria uma forma de dificultar a comunicação no contexto dos protestos pró-governo de 7 de setembro de 2021. Mas a gravação viralizada data de dezembro de 2015, quando o Tribunal de Justiça de São Paulo realmente fez uma solicitação de bloqueio do WhatsApp.


“Bloqueio do Whatsapp por 48 horas. Mas não faz diferença: todos já sabem onde devem estar no dia 7 - e se necessário lá permanecer até a solução definitiva” e “Bloqueio no whatsapp? 07 de setembro TDS os brasileiros de bem nas ruas lutando pela nossa liberdade, contra a CORRUPÇÃO e o APARELHAMENTO das instituições. #FechadoComBolsonaroSempre” , são algumas das legendas que acompanham o vídeo, compartilhado no Facebook ( 1 , 2 ), no Twitter ( 1 , 2 ) e no YouTube .

A mesma gravação foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.

No vídeo que acompanha as mensagens viralizadas, informa-se que o bloqueio do aplicativo teria início “à meia-noite” e duraria “dois dias” . Algumas das publicações não dizem quando começaria esse bloqueio, mas todas sugerem que a gravação se refere a uma ação a ser desencadeada no início de setembro de 2021.

A maior parte das publicações associa a suposta ação de bloqueio do WhatsApp a uma tentativa de boicotar os atos marcados para o próximo 7 de setembro , que, de acordo com o presidente Jair Bolsonaro, serão “um ultimato” aos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), que acusa de quererem prejudicá-lo.

Mas o vídeo viralizado nas redes sociais não é de 2021 e nem sequer tem relação com protestos a favor do mandatário.

Vídeo de 2015


A gravação é um trecho da transmissão do Jornal das Dez , do canal GloboNews, que faz parte do Grupo Globo, então apresentado pelo jornalista Dony de Nuccio

No vídeo que circulou nas redes sociais neste mês de setembro não é mencionada a data em que a reportagem foi feita, apenas que a Justiça havia determinado o bloqueio do WhatsApp “por dois dias a partir de meia-noite” .

Mas uma busca pela frase “Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir de meia-noite” levou ao mesmo vídeo , publicado na seção do Jornal das Dez no portal G1, mas com data de 16 de dezembro de 2015.

Uma comparação entre a sequência agora viralizada nas redes e o vídeo original de 2015 permite constatar que se trata do mesmo conteúdo.
Comparação feita em 6 de setembro de 2021 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo publicado em dezembro de 2015 ( . / )
Comparação feita em 6 de setembro de 2021 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo publicado em dezembro de 2015 ( . / )

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “bloqueio WhatsApp” limitada apenas para dezembro de 2015 mostra que esse tema foi amplamente noticiado ( 1 , 2 , 3 ), após a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, ordenar que as operadoras de telefonia móvel bloqueassem o aplicativo de mensagens.

O site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) também informa sobre o bloqueio em 16 de dezembro de 2015, mas o texto não revela a motivação da decisão, por correr em “segredo de justiça” . O parecer foi dado pois o aplicativo “não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015” e, posteriormente, “em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento” .

Finalmente, segundo a nota, devido ao fato de não ter atendido à determinação da Justiça, “o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet .

Em dezembro de 2015, a presidente do Brasil era Dilma Rousseff (2011-2016), e o então deputado federal Jair Bolsonaro nem sequer havia manifestado interesse em concorrer ao cargo de chefe de Estado, o que apenas aconteceu no final de 2016 .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)