(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

A Força Aérea dos EUA não utilizou um 'avião inflável' no Afeganistão

O avião militar de carga é um C-17 Globemaster III, cujo primeiro modelo fez seu voo inaugural em 1991


03/09/2021 22:42 - atualizado 03/09/2021 22:43


 

Captura de tela feita em 1º de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 1º de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Imagens de um avião da Força Aérea norte-americana no aeroporto de Cabul foram compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde o último dia 18 de agosto junto à afirmação de que se tratava de um “modelo inflável” utilizado para simular a evacuação no Afeganistão. No entanto, não há nenhuma prova que respalde essa versão: imagens transmitidas por dezenas de meios de comunicação em 16 de agosto de 2021 mostram a aeronave decolando e no ar, e a Força Aérea dos Estados Unidos confirmou à AFP que o avião é real.


“Atores de crise (Crisis actors) e um modelo de avião inflável. Mais uma Psy-op empregada, uma ridícula e encenada farsa que foi imediatamente crida e prontamente repercutida não apenas pelas massas mas por vários daqueles que se julgam ‘acordados” , diz uma das publicações no Facebook ( 1, 2, 3), que incluem duas fotos de aviões militares norte-americanos.

Segundo as postagens, a imagem de cima mostra um avião real, enquanto a de baixo corresponderia a um “modelo inflável” , utilizado como parte de uma simulação das evacuações no Afeganistão.

Afirmações sobre o “avião falso” também circulam no Twitter ( 1, 2), assim como em publicações em inglês, espanhole alemão.

As postagens, que começaram a circular três dias depois que os talibãs tomaram o controledo palácio presidencial em Cabul, em 15 de agosto, não explicam por qual motivo um gigantesco avião inflável teria sido fabricado, nem qual seria o objetivo de simular a retirada de pessoas do aeroporto internacional da capital afegã.

O avião existe

O avião militar de carga é um C-17 Globemaster III, cujo primeiro modelo fez seu voo inaugural em 1991. Atualmente, a Força Aérea norte-americana conta com 223 aeronaves desse tipo. A 02-1109, que aparece nas publicações viralizadas, está ativa ao menos desde 2004.

Deana Heitzman, porta-voz da Força Aérea dos Estados Unidos, disse à equipe de verificação da AFP no último dia 26 de agosto: “Posso confirmar que o C-17 Globemaster III [visto nas publicações nas redes sociais] é real e está designado à 62ª Ala de Transporte Aéreo da Base Conjunta Lewis-McChord em Washington” .

O número 1109

Várias das publicações viralizadas relacionam o número “1109” , visto próximo às janelas do avião militar, com uma suposta alusão aos atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, para os quais geralmente se usa a referência “9/11” nos Estados Unidos.

No entanto, o número 1109 da aeronave corresponde a seu número de registro, como visto nas fotografiasdo banco de imagens de aviação Jetphotos, e como foi confirmado pela própria Heitzman.

De acordo com um artigoda revista Air Force Association (AFA) publicado no último dia 17 de agosto, o avião decolou de Washington e “aterrizou no aeroporto internacional Hamid Karzai em 16 de agosto para entregar um carregamento de material de apoio à evacuação de civis norte-americanos e afegãos do país quando os talibãs tomaram o controle de Cabul” .

“Atores de crise?”


A também porta-voz da Força Aérea dos Estados Unidos Ann Stefanek comentou à equipe de verificação da AFP que antes que a tripulação pudesse descarregar a aeronave em 16 de agosto, “o avião foi rodeado por centenas de civis afegãos que haviam ultrapassado o perímetro do aeroporto. Frente à rápida deterioração da segurança em torno da aeronave, a tripulação do C-17 decidiu abandonar o aeródromo o mais rápido possível” .

As imagens de pessoas correndo atrás do avião durante a sua decolagem deram a volta ao mundo.

Video shows hundreds of people running alongside a U.S. Air Force C-17 transport plane as it moves down a runway of the Kabul airport. https://t.co/9KvlpGgLnM pic.twitter.com/osGnDQX9rb
— ABC News (@ABC) August 16, 2021

O ruído do motor do avião que se preparava para decolar é claramente audível. Nada aponta, como asseguram as publicações viralizadas, que os homens que correm ao seu redor, alguns dos quais perderam a vida após a decolagem, sejam “atores” .

Outras sequências, como as divulgadas pela agência de notícias afegã A%u015Bvakae pela rede de notícias do Catar Al-Jazeera, mostram pessoas caindo da aeronave em pleno voo. Quando o avião chegou ao Catar, foram encontrados restos humanos no trem de pouso.

O Escritório de Investigações Especiais da Força Aérea dos EUA anunciouuma investigação sobre os acontecimentos que levaram à decolagem caótica de 16 de agosto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)