(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo que mostra um tanque capotando circula ao menos desde agosto de 2018

Imagem foi atribuída ao desfile militar que ocorreu nessa terça-feira (10/8), em Brasília, a caminho de um treinamento militar em Formosa (GO)


10/08/2021 21:00 - atualizado 11/08/2021 10:09

O registro de um acidente com um veículo militar foi visualizado mais de 500 mil vezes nas redes sociais neste 10 de agosto. Segundo as publicações, o episódio aconteceu a caminho do desfile de blindados da Marinha realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no mesmo dia. No entanto, o vídeo circula na internet desde pelo menos 14 de agosto de 2018 e é de um tombamento ocorrido em Mato Grosso do Sul. 
“EU ACHEI QUE ERA MEME, MAS NÃO! É VERDADE!!!!”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2), no Facebook (1, 2) e no YouTube. “ESSAS MARIA FUMAÇA CAPOTARAM A CAMINHO DO DESFILE EM BRASÍLIA”, continua a mensagem. 

As imagens também circularam pelo WhatsApp. 

Captura de tela feita em 10 de agosto de 2021 de uma publicação no Twitter
Captura de tela feita em 10 de agosto de 2021 de uma publicação no Twitter


Na manhã deste 10 de agosto, tanques e outros veículos blindados da Marinha  saíram do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília em direção à Esplanada dos Ministérios, uma das principais vias da capital, para entregar um convite ao presidente Jair Bolsonaro para participar da Demonstração Operativa em Formosa, Goiás, em 16 de agosto.

O desfile acontece no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados debate o projeto de lei que visa instituir o voto impresso. Isso gerou críticas e a interpretação de que seria uma demonstração de força por parte do presidente Bolsonaro. A Marinha disse que se tratou de uma “coincidência de data”.

Nesse contexto, o vídeo viralizado foi publicado por um perfil do Twitter que utilizava uma logomarca igual à do portal de notícias G1, mas se define como uma página de “paródia”

Após a repercussão, o nome do perfil foi trocado para Forró

Abaixo da sequência compartilhada por essa página de paródia é possível observar a descrição “From @albertocalmeida”. No perfil citado, de Alberto Carlos de Almeida, nota-se que a gravação foi postada no dia 9 de agosto, horas antes, portanto, do ato militar em Brasília. 

Uma busca feita pela equipe do AFP Checamos no Google, utilizando um fragmento da gravação, levou ao mesmo vídeo associado a uma notícia, publicada em 14 de agosto de 2018, sobre um acidente com uma viatura blindada do Exército em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. Uma nova busca pelas palavras-chave “acidente”, “blindado”, “Bela Vista” e pela data resultou em outros conteúdos jornalísticos (1, 2) sobre o incidente. 

À AFP, o Ministério da Defesa confirmou o contexto do ocorrido: “O acidente com a Viatura Blindada Guarani ocorreu em 13 de agosto de 2018, na região do município de Bela Vista, distante aproximadamente 320 quilômetros de Campo Grande - MS”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)