(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Não há registro de que Estadão tenha dito que lesões de Joice foram por acidente de carro

Publicações em redes sociais afirmam sem comprovação que, segundo o jornal paulista, deputada teria sofrido os ferimentos porque dirigia alcoolizada e drogada


26/07/2021 20:26 - atualizado 27/07/2021 08:24

Após a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) aparecer com hematomas no rosto e atribuí-los a um possível atentado, usuários passaram a assegurar que O Estado de S. Paulo revelou o verdadeiro motivo dos ferimentos.

Segundo as publicações, compartilhadas mais de 6 mil vezes desde o último dia 24 de julho, o jornal divulgou que a deputada sofreu um acidente de carro por dirigir sob efeito de álcool e drogas. Não há, no entanto, qualquer registro de que o veículo tenha publicado essa informação. 
As publicações no Facebook (1, 2, 3), Instagram e Twitter são ilustradas por uma foto de Joice Hasselmann com hematomas no rosto. Na parte superior da imagem é vista o logotipo do Estadão e a tarja “Exclusivo”. Na parte de baixo, a frase: “A farsa revelada”

A foto é acompanhada pelo texto: “Joice Hasselmann estava numa festa rave clandestina, drogada e bêbada, e de volta para a residência, às 4 da manhã, bateu seu carro de luxo em um poste. Foi buscar atendimento médico e utilizou nome fictício para não ser reconhecida”

O conteúdo começou a circular após Hasselmann relatar que acordou ensanguentada em seu apartamento funcional em Brasília, no último dia 18 de julho. Segundo a deputada, ela sofreu um lapso de memória e, quando retomou a consciência, estava com cinco fraturas no rosto e uma na costela. 

Em diversas entrevistas, a parlamentar disse desconfiar que pode ter sofrido um atentado por motivações políticas. A hipótese, que é investigada pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, foi colocada em dúvida por alguns usuários. 

“Esse Estadão até que enfim falou algo que é verdade”, diz uma das publicações, que também foram enviadas ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação. 

No entanto, não há qualquer registro de que O Estado de S. Paulo tenha publicado a afirmação de que os ferimentos de Hasselmann foram causados por um acidente de carro. 

Uma busca por palavras-chave no Google e no site do jornal não localiza nenhuma reportagem com a informação. Uma pesquisa a partir da data em que Hasselmann comunicou ter sofrido os ferimentos também não levou a nenhum texto do tipo nos sites WayBack Machine e Archive.is, que podem registrar páginas já deletadas.

Publicação no Instagram


A imagem que embasa as alegações tem elementos que indicam que ela havia sido publicada no Instagram. Entre eles, a seta no canto direito e os dois pontos na parte inferior, que aparecem na rede social quando é publicada mais de uma foto ao mesmo tempo. 

Com essa informação, a equipe de checagem da AFP consultou a página oficial do Estado de S. Paulo no Instagram e localizou o registro original divulgado pelo jornal. A foto, com o logotipo do Estadão e a tarja “Exclusivo” foi publicada no último dia 23 de julho, mas sem a frase “A farsa revelada”.
 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Estada%u0303o (@estadao)


A imagem dos hematomas no rosto de Hasselmann ilustra, na verdade, uma entrevista em que a deputada diz desconfiar que alguém poderia ter se escondido em seu apartamento durante o dia para agredi-la durante a madrugada. Em nenhum momento da reportagem é mencionada a hipótese de um acidente de carro. 

Em texto publicado no último dia 24 de julho, o Estadão Verifica, portal de checagem de fatos do jornal, negou que o meio de comunicação tenha difundido essa informação. 

Além disso, Hasselmann disse que o suposto acidente de carro “nunca aconteceu”, em publicação no Twitter. 

Procurada pela equipe do AFP Checamos, a assessoria da Câmara dos Deputados confirmou que seu Departamento de Polícia Legislativa investiga os ferimentos sofridos pela deputada, mas que a apuração é sigilosa. “O andamento das apurações tem sido comunicado ao Ministério Público Federal, conforme determinação legal”, acrescenta a nota. 

Ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann foi forte aliada de Jair Bolsonaro até romper com o presidente após uma disputa interna do PSL. No último mês de junho, a deputada federal chegou a assinar o “superpedido de impeachment” do mandatário. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)