(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Schwarzenegger publicou uma foto sua dormindo na rua como uma piada

A mesma imagem foi amplamente compartilhada com essa alegação em inglês e francês


12/07/2021 23:37 - atualizado 12/07/2021 23:37


 

Captura de tela feita em 9 de julho de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 9 de julho de 2021 de uma publicação no Facebook
Uma fotografia na qual o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger aparece dormindo ao relento foi compartilhada mais de 52 mil vezes nas redes sociais ao menos desde agosto de 2017 com a afirmação de que ele precisou pernoitar na rua após um hotel ter se negado a recebê-lo como hóspede. Mas isso é falso. A imagem foi publicada por Schwarzenegger em 2016 como uma piada e ele estava em frente a um centro de convenções em Ohio, e não do lado de fora de um hotel na Califórnia.


“O famoso ator (Arnold Schwarzenegger) publicou uma foto dormindo na rua sob sua famosa estátua de bronze e escreveu com tristeza (como os tempos mudaram)”, indicam as legendas das publicações viralizadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram, no Twitter (1, 2, 3) e em sites

Na foto, o ator aparece deitado em um saco de dormir diante de sua estátua que contém a palavra “ARNOLD”.

Segundo as publicações, Schwarzenegger inaugurou um hotel com a sua estátua durante o período em que exerceu o cargo de governador da Califórnia (2003-2011) e “os funcionários” do mesmo lhe disseram: “A qualquer momento você pode vir e ter um quarto reservado em seu nome”. Mas, continuam as postagens, ao tentar se hospedar após deixar o cargo, o estabelecimento rejeitou-o argumentando que todos os quartos estavam ocupados.

“Quando estava em posição, o louvavam e, quando perdeu essa posição, esqueceram e não cumpriram sua promessa”, apontam as postagens após o suposto episódio.

A mesma imagem foi amplamente compartilhada com essa alegação em inglês e francês, e a AFP verificou publicações similares em árabe e em espanhol.

Uma busca reversa pela imagem viralizada utilizando a ferramenta TinEye levou a um link, atualmente indisponível, mas encontrado no Wayback Machine, usado para arquivar páginas da internet. O link é de um artigo da revista People de 15 de janeiro de 2016 intitulado “Arnold Schwarzenegger posta uma foto engraçada de si mesmo… próximo a uma estátua sua”

A matéria foi encontrada no Google a partir da pesquisa pelos termos “Schwarzenegger + foto + estátua + People”, em inglês.

O artigo da People assinala que o ex-governador da Califórnia publicou a foto em sua conta no Instagram com a legenda, em inglês, “Como os tempos mudaram”, e que a imagem foi registrada em frente a uma estátua de bronze erguida em sua homenagem no Centro de Convenções Greater Columbus, em Ohio, durante as filmagens de “Em busca de vingança” (cujo título original é “Aftermath”), um filme sobre as consequências da colisão de dois aviões na Alemanha em junho de 2002.

A imagem também foi localizada no perfil de Schwarzenegger no Facebook após uma busca pela mesma frase que o protagonista de “O exterminador do futuro” (em inglês, “Terminator”) havia publicado como legenda no Instagram.

Uma busca no Google Maps pelos termos “estátua de Arnold Schwarzenegger” em inglês levou à localização do monumento onde o ator foi fotografado em um saco de dormir. 

A estátua fica em frente ao Centro de Convenções Greater Columbus, e não diante de um hotel, como alegam as publicações compartilhadas nas redes sociais.

Nascido na Áustria, Schwarzenegger se mudou para os Estados Unidos em 1968 e construiu sua fortuna graças a uma carreira de ator de sucesso, a qual derivou em uma aposta política que o levou ao cargo de governador da Califórnia. Desde 2017 é um dos organizadores da cúpula climática Austrian World Summit, que em sua edição mais recente contou com a participação de Greta Thunberg.

A fortuna de Schwarzenegger é estimada entre 300 e 400 milhões de dólares, segundo vários portais (1, 2, 3).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)