(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HORA DO DUELO

Sobrevivente de câncer leiloa carta raríssima de 'Yu-Gi-Oh!' doada por ong

Parte da arrecadação da venda é transferida para a Make-a-Wish Foundation, que realiza desejos de crianças hospitalizadas


29/04/2023 22:58 - atualizado 29/04/2023 23:11

Mãos segurando a carta; Sua arte retrata um guerreiro loiro forte e com shurikens por perto
Por anos, a relíquia permaneceu guardada; Tyler decidiu avaliá-la e leiloá-la após conhecer o subreddit do jogo (foto: Divulgalçao/Konami)
A carta mais rara do jogo de cartas colecionáveis “Yu-Gi-Oh!” foi vendida neste sábado (29/4) por US$ 311 mil em um leilão online pelo site eBay – valor superior a R$ 1,5 milhão. O card chamado “Tyler the Great Warrior" (Tyler o Grande Guerreiro) é um exemplar único, dado a uma criança estadunidense chamada Tyler David Gressle, através da ong Make-a-Wish Foundation, durante o tratamento de um sarcoma indiferenciado do fígado, em 2005. 

Décadas depois de ser presenteado e após sua recuperação do câncer incomum, Tyler decidiu levar o item especial para avaliadores do ramo de cartas colecionáveis e leiloá-lo. 
 
Partes dos fundos arrecadados são convertidos em apoio financeiro para a Make-a-Wish Foundation, a mesma que presenteou o fã quando criança e levou sua família para conhecer a sede da 4kids, empresa responsável pela adaptação norte americana do anime “Yu-Gi-Oh!”.

História da Carta

Tyler foi contactado pela ong nos primeiros anos de seu processo de quimioterapia, onde conversaram sobre qual seria o desejo do garoto. Em vídeo para a Beckett Collectibles, que avaliou sua carta com a nota 7 em cuidados, ele recorda que sempre gostou de desenhar e dos fenômenos culturais favoritos quando garoto:”Yu-Gi-Oh!” e “Dragon Ball”. Seu pedido, então, juntaria os dois e nasceria de um desenho feito pelo próprio Tyler.

Cerca de 5 anos se passam e o jovem, juntamente de sua família, são convidados para conhecer os estabelecimentos onde os monstros de duelo ganharam vida no território de seu país, em Nova York. O garoto ganhou várias lembranças, autógrafos, e, ao fim, recebeu sua carta especial que foi redesenhada por artistas que mesclaram os temas com o design original de Tyler. A carta é totalmente legal para o uso em partidas oficiais e em torneios, como o campeonato mineiro.

Quando recebeu a “Tyler the Great Warrior”, o presenteado não soube como reagir: “Eu lembro de ter um sentimento de então eu devolvo ela agora? Ah, isso é legal e é de vocês. E eles me disseram não, não, isso é seu para guardar e é o único, aproveite-o” – disse Tyler em vídeo para a Beckkett.

O Leilão

Por anos, o raro item ficou guardado em um móvel de cabeceira de cama, na casa de Tyler. Eventualmente, o jovem se depara com o Reddit de jogadores ativos de "Yu-Gi-Oh!" e sempre que dizia ser a famosa criança dona da carta os usuários não acreditavam nele.

Com o conhecimento da comunidade ativa, Tyler visitou a Beckett Collectibles onde acompanhou o processo de vistoria e preservação de sua preciosa carta e montou a campanha junto da avaliadora Beckett, do site eBay e da loja ByCollectable.
 
A venda do card começou no dia 19 de abril e terminou às 22h deste sábado (29/04).

“Tyler the Great Warrior” foi armazenada no cofre da eBay, um sistema que garante autenticidade e segurança pro produto e para transação.  Quando alguém adquire produtos desse cofre pode-se escolher mantê-lo lá para realizar outras operações no site ou retirá-lo. 

Devido às condições de avaria na superfícies da carta antes da preservação, certo valor foi perdido.

E afinal, a carta é boa?

Diferente de outros jogos de cartas, Yu-Gi-Oh! não possui rotação, ou seja, pode-se usar qualquer carta oficial já lançada e autorizada em torneios desde o lançamento do jogo.

Falando do contexto atual do formato Trading Card Game (Jogo de Cartas Trocáveis), vigente no ocidente, a carta não veria muito jogo. Isso porque ela requer que se desfaça de dois monstros já em campo para ser jogada e não contribui muito para gerar vantagens. Mas a comunidade encontrou, sem querer, um nicho para a carta.

Em um formato alternativo e simulado chamado Junior Journey, pode-se trazer cartas com nível alto – indicado pelas estrelas – sem nenhum custo e isso foi o suficiente para que nos primeiros formatos do jogo a carta se tornasse muito influente.
 
*Estagiário com supervisão do subeditor Diogo Finelli


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)