A dupla de baleias é monitorada pelos pesquisadores desde 2015 (foto: Foto: Reprodução/Twitter/@UrbanEdgeSharks)
Biólogos marinhos da África do Sul relataram que duas baleias orcas mataram 17 tubarões em um único dia. Esses animais aquáticos comeram apenas os fígados dos peixes. Essa dupla de baleias é monitorada pelos pesquisadores desde 2015, quando vários tubarão-de-sete-guelras foram encontrados mortos.
At least 17 sevengill #sharks have been killed by infamous #killerwhale pair Port & Starboard this week in South Africa. Only the livers were eaten with the leftover carcasses washing ashore [1/3] %uD83D%uDCF8 @MarineDynamics Christine Wessels pic.twitter.com/PQVk1KI9mF
As baleias orcas, machos e adultas, são chamadas de Port e Starboard. Os nomes vêm do formato das raras barbatanas dorsais. Segundo o Marine Dynamics Conservation Trust, os tubarões apareceram na costa por causa das tempestades recentes. Os corpos dos temidos peixes foram encontrados no dia 24 de fevereiro.
Os corpos dos tubarões foram encontrados na praia após as baleias comerem apenas os fígados (foto: Foto: Reprodução/Twitter/@UrbanEdgeSharks)
Uma das explicações para o fato de as baleias comerem somente os fígados é que esses órgãos representam até um terço do peso corporal de um tubarão, além de serem ricos em gordura e nutrientes. As orcas costumam ser chamadas de "baleias assassinas". A alcunha surgiu no século XVIII e se popularizou com o filme Orca - a baleia assassina, de 1977.