(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TENSÃO

Avião dos EUA partiu lotado do Afeganistão com recorde de 823 passageiros

A estimativa inicial de 640 pessoas omitiu as crianças que estavam a bordo


20/08/2021 13:11 - atualizado 20/08/2021 15:12

O avião estava lotado de afegãos fugindo do regime talibã (foto: Defense One)
O avião estava lotado de afegãos fugindo do regime talibã (foto: Defense One)
O avião militar dos Estados Unidos que aparece na foto que deu a volta ao mundo devido à quantidade de afegãos que fogem espremidos uns nos outros no avião após a chegada do Talibã a Cabul, levava 823 passageiros, disse o Pentágono nesta sexta-feira (20/8).

 

 


O comando militar aéreo dos EUA explicou que a estimativa inicial de 640 afegãos que fugiam sentados no chão duro do gigante C-17 Globemaster III - que já era mais que o dobro da capacidade da aeronave - omitiu as crianças que iam a bordo.

A conta inicial foi feita tomando como referência a quantidade de assentos ocupados nos ônibus que levaram os passageiros ao C-17 e deixou de lado todas as crianças sentadas no colo dos adultos, explicou no Twitter.

Por fim, o avião, que se dirigiu ao Catar, "transportou com segurança 823 cidadãos afegãos do aeroporto Hamid Karzai em 15 de agosto de 2021. Isso representa um recorde para esta aeronave", disse o comando do Pentágono.

Não foi especificado quantos tripulantes estavam a bordo.

Segundo o jornal Defense One, a pressão dos afegãos para deixarem o país no domingo levou a tripulação a decidir fazer o voo sem que os passageiros fossem registrados.

"Temos mulheres e crianças e a vida de pessoas em risco, não se trata de capacidade ou regras e regulamentos, se trata de treinamento e das diretrizes que fomos capazes de seguir para garantir que poderíamos tirar (do país) tantas pessoas de forma segura e efetiva", disse o tenente coronel Eric Kut, que comandou o voo, ao jornal.

Esses aviões são geralmente usados para levar equipamento pesado ou poucas centenas de soldados, além de pacotes pesados com suas próprias armas e pertences.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)