(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CALOR MORTAL

Altas temperaturas resultam em mortes no Canadá e nos Estados Unidos

Enquanto parte do Brasil sofre com o frio, nos dois países da América do Norte verão tem registrado recordes de calor


29/06/2021 18:37 - atualizado 29/06/2021 20:25

 

Mulher toma sol no Central Park: temperatura está ficando acima dos 30 graus em Nova York(foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP)
Mulher toma sol no Central Park: temperatura está ficando acima dos 30 graus em Nova York (foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP)
Pelo menos 69 pessoas na área de Vancouver morreram em uma onda de calor recorde que tomou o Oeste do Canadá e o Noroeste dos Estados Unidos, informou a polícia nesta terça-feira (29/6). A maioria dos mortos nos subúrbios de Burnaby e Surrey, em Vancouver, era formada por idosos ou pessoas com problemas de saúde subjacentes, de acordo com a Real Polícia Montada do Canadá (RCMP).


"Embora ainda esteja sendo investigado, acredita-se que o calor é um fator que contribuiu para a maioria das mortes", disse em um comunicado o cabo Michael Kalanj, da RCMP.

As mudanças climáticas estão fazendo com que temperaturas recordes se tornem mais frequentes. Globalmente, a década de 2010 a 2019 foi a mais quente já registrada, e os cinco anos mais quentes foram todos nos últimos cinco anos.

O calor escaldante que se estende do Oregon aos territórios árticos do Canadá foi atribuído a uma crista de alta pressão que retém o ar quente da região.

Na segunda-feira, o Canadá teve um novo recorde histórico de alta temperatura, com 47,9ºC em Lytton, na Colúmbia Britânica, cerca de 250 quilômetros a Leste de Vancouver.

Os meteorologistas esperavam um novo recorde nesta terça-feira, prevendo calor de 48,9ºC no Oeste do Canadá.


Crianças tentam se refrescar com atividades em locais com muita água nos Estados Unidos(foto: JIM WATSON/AFP)
Crianças tentam se refrescar com atividades em locais com muita água nos Estados Unidos (foto: JIM WATSON/AFP)


As temperaturas nas cidades de Portland, Oregon, e Seattle, Washington, nos Estados Unidos, atingiram níveis nunca vistos desde o início da manutenção de registros na década de 1940: 46,1ºC em Portland e 42,2ºC em Seattle, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.


A Environment Canada emitiu alertas para a Colúmbia Britânica, Alberta e partes de Saskatchewan, Manitoba, Yukon e os Territórios do Noroeste, dizendo que a "onda de calor prolongada, perigosa e histórica persistirá durante esta semana".

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um aviso semelhante, instando as pessoas a "permanecer em prédios com ar-condicionado, evitar atividades extenuantes ao ar livre e beber muita água".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)