"Acho que convém estudar quais são os meios para atualizar as regras da SEC e assegurar que nossos mercados acionários respondam à sua missão: manter mercados justos, ordenados e eficientes, enquanto protegemos os investidores e facilitamos a formação de capital", declarou Gensler em uma conferência em Washington sobre plataformas bolsistas.
Gensler, que assumiu o cargo em abril, disse que o desenvolvimento tecnológico sacudiu os mercados financeiros, tanto no que diz respeito às vias de acesso à bolsa para os pequenos investidores quanto à concorrência entre plataformas de negociação.
Graças a diferentes aplicativos de corretagem, em particular o Robinhood, os investidores particulares podem investir na bolsa sem passar por uma entidade específica tradicional.
Cerca da metade das transações em janeiro foi feita em grandes plataformas de bolsas como o Nasdaq ou a New York Stock Exchange.
"A concentração no mercado pode dissuadir qualquer concorrência sadia e limitar a inovação", afirmou Gensler em videoconferência. "Também aumenta os riscos sistêmicos se um ator importante ou com parte importante do mercado quebra", advertiu.
Publicidade
NOVA YORK
SEC quer modernizar regulamentação para organizar mercados
Publicidade
