(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIGITAL

Alemanha investiga Google por práticas contra livre-concorrência

Busca homônimo, plataforma do YouTube, serviço de geolocalização Maps, sistema operacional Android e navegador Chrome, são alguns dos investigados


25/05/2021 08:41 - atualizado 25/05/2021 12:19

(foto: LIONEL BONAVENTURE)
(foto: LIONEL BONAVENTURE)
O gigante norte-americano Google é alvo de uma investigação na Alemanha por práticas contrárias à livre-concorrência, em aplicação de uma lei recente que reforça o poder do Estado contra os gigantes do setor digital - anunciaram as autoridades locais nesta terça-feira (25/5).

O escritório federal anticartéis abriu uma investigação contra duas entidades europeias do Google e contra sua matriz Alphabet, nos Estados Unidos, "conforme a nova regulamentação para empresas do setor digital", anunciou o presidente do órgão, Andreas Mundt, em um comunicado.

Medidas similares já foram lançadas este ano contra Amazon e Facebook.

As autoridades querem determinar se o "grande número de serviços" desenvolvidos pelo Google lhe dão uma "importância crucial para a concorrência nos mercados", explicou Mundt, em uma nota.

O Google opera o mecanismo de busca homônimo, a plataforma do YouTube, o serviço de geolocalização Maps, o sistema operacional Android e o navegador Chrome.

Seus concorrentes têm dificuldade em competir com este "ecossistema", uma situação à qual o órgão alemão agora pode aplicar sanções, desde que comprovada a existência de abuso de posição dominante.

Em virtude dessa lei, o escritório iniciou outro procedimento, nesta terça-feira, com o objetivo de examinar "de muito perto as condições de tratamento de dados" dos usuários, que são o centro do negócio do Google e de outros gigantes tecnológicos.

O objetivo é determinar se os consumidores "têm opções suficientes sobre o uso de seus dados por parte do Google", quando usam seus serviços, acrescentou Mundt.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)