(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RISCO

Opas alerta sobre vacinas anticovid falsas no Brasil, Argentina e México

Vice-diretor da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse que imunizante falso foi oferecido nas redes sociais


21/04/2021 14:56 - atualizado 21/04/2021 16:44

Opas denuncia um
Opas denuncia um "problema" para as autoridades de saúde e policiais: o comércio ilegal de vacinas contra a COVID-19 (foto: CHRISTOF STACHE / AFP )

O vice-diretor da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, alertou nesta quarta-feira (21) sobre a oferta de vacinas anticovid falsas na Argentina, Brasil e México, denunciando um "problema" para as autoridades de saúde e policiais.

Consultado sobre um relatório do jornal The Wall Street Journal sobre a venda de vacinas fraudulentas do laboratório Pfizer no México, Barbosa disse: "Sim, recebemos informações do México, Argentina e Brasil de que algumas doses foram oferecidas nas redes sociais".

"Os mercados ilegais oferecem vacinas que provavelmente estão falsificadas, não são a vacina real, ou talvez estejam roubando-as de um centro de saúde e ninguém pode garantir que estejam armazenadas corretamente", disse Barbosa em coletiva de imprensa.

"Então, claramente é um problema, não só para as autoridades de saúde, mas também para a polícia identificar esta atividade criminosa", afirmou.

Barbosa insistiu que só se pode confiar nas vacinas administradas pelas autoridades de saúde porque só essas têm a garantia de serem "seguras e eficazes" e de terem sido conservadas nas condições adequadas.

"Portanto, é muito importante rejeitar comprar qualquer tipo de vacina que se ofereça nas redes sociais e na internet", pediu.

"Isso é um risco para sua saúde", enfatizou.

O The Wall Street Journal relatou nesta quarta-feira que a Pfizer investiga com autoridades mexicanas a administração de vacinas falsas anticovid no México.

O jornal afirmou que os Estados Unidos, México e outros países detectaram "dezenas de sites" que afirmam vender de forma fraudulenta doses da Pfizer e também do laboratório americano Moderna.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)