(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Maduro: 'Brasil é o epicentro do coronavírus na América do Sul e no mundo'

Presidente venezuelano diz que duas variantes brasileiras do vírus que causa a COVID-19 circulam em seu país


16/03/2021 20:43 - atualizado 16/03/2021 21:06

Nicolás Maduro alertou a ONU a respeito do agravamento da pandemia de COVID-19 no Brasil(foto: Yuri Cortez/AFP)
Nicolás Maduro alertou a ONU a respeito do agravamento da pandemia de COVID-19 no Brasil (foto: Yuri Cortez/AFP)
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou, nesta terça-feira (16/3), que seu país está tentando combater duas variantes do novo coronavírus que se originaram do Brasil (P1 e P2). Ele também disse que o Brasil se tornou o epicentro da doença no mundo.
 
“Agora estamos combatendo uma variante brasileira. O Brasil é o epicentro de toda a crise do coronavírus no nível sul-americano e no nível mundial. Os dois epicentros são Estados Unidos, na América do Norte, e Brasil, na América do Sul”, afirmou Maduro, durante pronunciamento em Caracas, na sede do governo de seu país.
 

 
Ele afirmou que radicalizou as ações de enfrentamento à pandemia para tentar controlar a mutação, que provavelmente veio do Amazonas: “Vamos ter que combater as variantes P1 e P2 do Brasil. Meu chamado é à proteção. Tomamos medidas especiais nos últimos sete dias nas regiões de Caracas, Miranda e Bolívar”.

Ajuda da ONU


Na quarta-feira (10/3), Maduro havia pedido ajuda à Organização das Nações Unidas (ONU) para que o Brasil controlasse a crise sanitária. Ele declarou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deveria “reconhecer a gravidade da pandemia e coordenar os países vizinhos no controle da doença”.

Com população de 28,7 milhões de habitantes, a Venezuela registrou mais de 1,4 mil mortes e 145 mil casos da doença. O país teve sua crise financeira agravada em decorrência da pandemia. 

No ano passado, a organização humanitária britânica Oxfam publicou uma pesquisa que mostrava que 33% dos venezuelanos entraram para o limite extremos da fome com o surgimento da doença. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)