(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Depois de trabalhar com Trump, dr. Fauci fala em "sensação libertadora"

Maior infectologista e epidemiologista dos EUA e integrante do governo, médico volta a criticar o uso de hidroxicloroquina para tratamento de coronavírus


22/01/2021 18:43 - atualizado 22/01/2021 19:12

Fauci se diz tranquilo depois de trabalhar com Trump, que não valorizava a ciência(foto: Mandel Ngan/AFP)
Fauci se diz tranquilo depois de trabalhar com Trump, que não valorizava a ciência (foto: Mandel Ngan/AFP)
 
Epidemiologista mais renomado dos Estados Unidos e integrante do governo há décadas, o experiente médico Anthony Fauci, de 80 anos, voltou a criticar o tratamento precoce nos casos de coronavírus, contrariando discurso do ex-presidente Donald Trump,com quem trabalhou nos últimos quatro anos.

Ao ser questionado por um jornalista sobre o fato “de estar menos constrangido” por não estar diante do republicano, ao criticar o uso de medicamentos como hidroxicloroquina, ele foi direto.
 
“Você (jornalista) disse que eu estava brincando, eu estava falando muito sério. Obiviamente, eu não quero voltar à história, mas claramente houve coisas ditas, como hidroxicloroquina e outras coisas assim, que eram desconfortáveis porque não são baseadas em fatos científicos”, afirmou Fauci, referência na pesquisa sobre medicamentos para Aids e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos Estados Unidos. 

O médico se diz tranquilo por poder falar a verdade sobre a questão da hidroxicloroquina “Posso dizer que não tenho nenhum prazer em estar numa situação de contradizer o presidente, então foi algo que não sinto que poderia realmente dizer algo e não haveria nenhuma repercussão sobre isso. A ideia de que você pode subir aqui (no pódio) e falar sobre o que você sabe, quais são as evidências, o que é a ciência, e saber que isso - deixar a ciência falar - é um sentimento libertador”.

Anthony Fauci já teve rusgas com Donald Trump justamente pelo desprezo do ex-presidente à ciência. O médico foi chamado de idiota pelo gestor público em um discurso, estremecendo de vez a relação entre eles “As pessoas estão cansadas de COVID, de ouvir Fauci e esses idiotas”, afirmou Trump.

O médico começou os trabalhos no governo dos Estados Unidos no governo de Ronald Reagan, a partir de 1981. Depois, esteve nas gestões de George Herbert Bush, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump. Agora, ao lado de Joe Biden, ele poderá outra vez trabalhar a favor da ciência, segundo a promessa feita pelo democrata, que tomou posse nesta semana em Washington.

Joe Biden, que havia prometido na campanha “ouvir a ciência”, lançou ontem um plano nacional para combater a pandemia no país mais afetado do mundo (os EUA têm mais de 400 mil mortes e 24,6 milhões de infectados). “Uma das coisas que vamos fazer é sermos totalmente transparentes, abertos e honestos”, afirmou o médico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)