(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SANTIAGO

COVID-19: Deputados apresentam projeto de vacinação obrigatória no Chile

Governo chileno fala em vacinar 15 milhões dos 18 milhões de habitantes do país até 30 de junho, contra o novo coronavírus


05/01/2021 18:38 - atualizado 05/01/2021 19:57

Imunização começou em 24 de dezembro, com 10 mil doses da Pzifer. Para os dias 23 e 24 de janeiro, está prevista a chegada do primeiro lote da Coronavac(foto: Chandan Khanna/AFP)
Imunização começou em 24 de dezembro, com 10 mil doses da Pzifer. Para os dias 23 e 24 de janeiro, está prevista a chegada do primeiro lote da Coronavac (foto: Chandan Khanna/AFP)
Os deputados da oposição apresentaram nesta terça-feira (5/1) um projeto de lei para tornar obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus no Chile e não voluntária como estabelecido até agora.

"Queremos que essa vacina seja incluída na lista de vacinas obrigatórias que já existem", afirmou o deputado Gabriel Silver, da oposição democrata-cristã, ao apresentar ao Congresso o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da inoculação contra o novo coronavírus.

O Chile tem um robusto Programa de Vacinação, que permitiu, por exemplo, no ano passado vacinar 80% da população contra a gripe. Nele, existem vacinas obrigatórias, como a varíola.

"Diversos especialistas indicaram que, para atingir algum nível de segurança com relação a esta pandemia, é necessária imunidade de rebanho", o que seria alcançado vacinando pelo menos 80% da população, acrescentou o deputado Silver.

O governo chileno garante que poderá vacinar contra a COVID-19 15 dos 18 milhões de habitantes do país até 30 de junho, após a assinatura de uma série de acordos internacionais.

Em 24 de dezembro, o processo de vacinação começou no Chile com as primeiras 10 mil doses recebidas do laboratório Pzifer. Para os dias 23 e 24 de janeiro, está prevista a chegada ao país de uma primeira remessa da vacina Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, informou nesta terça-feira o ministro da Saúde, Enrique Paris.

Inicialmente, o programa de vacinação contempla a inoculação, de forma voluntária e gratuita, dos profissionais da saúde de linha de frente, para depois avançar para os grupos de maior risco. Até março, o programa prevê a vacinação de cinco milhões de pessoas.

Uma pesquisa feita em novembro pela consultoria Ipsos mostrou que 70% dos cidadãos estariam dispostos a se vacinar contra o coronavírus, que atingiu fortemente o Chile.

Desde o primeiro caso notificado em 3 de março, o Chile acumula 623.101 casos e 16.788 falecimentos confirmados por COVID-19, embora o número passe de 22.000 se considerados os casos prováveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)