(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Pandemia

COVID-19: G20 promete 'não poupar esforços' para facilitar o acesso às vacinas

A reunião de dois dias termina neste domingo com a publicação da declaração final


22/11/2020 10:19 - atualizado 22/11/2020 10:44

A imagem é de 2019, pois neste ano, por causa da pandemia, a reunião foi virtual(foto: Ludovic Marin / AFP)
A imagem é de 2019, pois neste ano, por causa da pandemia, a reunião foi virtual (foto: Ludovic Marin / AFP)

Os líderes do G20 prometeram neste domingo (22) "não poupar esforços" para garantir um acesso igualitário às vacinas contra a COVID-19, segundo um rascunho da declaração final da cúpula, em tom consensual mas com poucas medidas concretas.


"Não pouparemos esforços para garantir seu fornecimento acessível e igualitário para todos", diz o texto consultado pela AFP.


A cúpula das 20 maiores economias do mundo é realizada neste ano por vídeoconferência sob a presidência da Arábia Saudita, país muito criticado pelas organizações de defesa dos direitos humanos.


A reunião de dois dias começou no sábado com vários encontros à distância, na presença do presidente dos Estados Unidos Donald Trump que, no entanto, foi embora pouco depois do início da reunião para jogar golfe.


A cúpula deve terminar neste domingo com a publicação da declaração final.


À medida em que a pandemia avança no planeta, com mais de 57 milhões de casos e 1,3 milhão de mortos, os presidentes e chefes de governo optaram pelo consenso no combate ao vírus.


"Apoiamos plenamente todos os esforços de colaboração", diz a declaração final, em referência aos dispositivos de combate ao vírus coordenados pela Organização Mundial da Saúde.


Também se comprometem a "abordar as necessidades financeiras globais restantes".


"Embora a competição seja inevitável , devemos nos guiar principalmente pelo aspecto humanitário", disse no sábado o presidente russo Vladimir Putin.


- "Compromisso" com a dívida -


As grandes empresas farmacêuticas competem para que a vacina esteja disponível o quanto antes, como a aliança entre Pfizer (EUA) e BionTech (Alemanha) ou a empresa americana Moderna.


Também há ambiciosos projetos de vacina na China e Rússia.


No entanto, em sua declaração o G20 não menciona a quantidade de 28 bilhões de dólares, incluindo 4,2 bilhões de emergência, exigidos pelas organizações internacionais para combater a pandemia.


O G20 também irá tratar a dívida dos países pobres, que disparou como resultado da crise econômica provocada pela pandemia.


Os líderes do G20 dizem estar "comprometidos para implementar" a chamada Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI), "incluindo sua prorrogação até junho de 2021", diz o texto.


29 dos países mais favorecidos do mundo estão utilizando este mecanismo para permitir aos países pobres endividados com eles suspender o pagamento dos juros de suas dívidas até junho de 2021.


Mas enquanto as Nações Unidas esperavam que este prazo fosse prorrogado até o final de 2021, o G20 deixa nas mãos de seus ministros das Finanças a "análise" desta questão para o ano que vem.


Neste sentido, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, cujo país negocia com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a questão da dívida, afirmou no sábado em seu discurso no G20 que o país fez "um enorme esforço fiscal" e pediu "a ação do mundo e dos organismos internacionais de crédito".


O rascunho da declaração final usa um tom mais consensual do que nas últimas cúpulas do G20, marcadas pelo conflito pelo clima e pelo comércio, muitas vezes pela relutância de Donald Trump.


Em relação ao meio ambiente, as principais potências reconhecem que o combate à mudança climática "está entre os desafios mais urgentes de nosso tempo".


E no que diz respeito ao comércio, após anos de confrontos entre o governo americano de Trump e a China, mas também com seus sócios europeus, o texto afirma desta vez que "apoiar o sistema multilateral de comércio é agora mais importante do que nunca".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)