(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NOS EUA

Presidentes sul-americanos cumprimentam Biden pela vitória; Brasil fica em silêncio

Pelo menos seis chefes de estado da América do Sul parabenizaram o candidato democrata após triunfo sobre Donald Trump nos Estados Unidos. Michel Temer e Sérgio Moro utilizaram redes sociais para saudar novo presidente


07/11/2020 18:54 - atualizado 07/11/2020 20:16

Bolsonaro se manteve em silêncio durante a tarde deste sábado (7) sobre o resultado das eleições nos EUA(foto: Alan Santos/Presidência da República)
Bolsonaro se manteve em silêncio durante a tarde deste sábado (7) sobre o resultado das eleições nos EUA (foto: Alan Santos/Presidência da República)
Pelo menos seis presidentes entre os 12 países da América do Sul utilizaram as redes sociais após a confirmação da vitória de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos. Os chefes de estado parabenizaram o candidato do Partido Democrata pelo triunfo sobre o republicano Donald Trump, que era apoiado abertamente por Jair Bolsonaro (sem partido), que se manteve em silêncio durante a tarde deste sábado (7), assim como toda a cúpula do governo.

Os presidentes da Argentina (Alberto Fernández); do Chile (Sebastian Piñera); do Uruguai (Luis Lacalle Pou) e da Colômbia (Iván Duque) foram os primeiros a saudar Joe Biden pelo Twitter. Em seguida, foi a vez do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, parabenizar o democrata. Por último, Martín Vizcarra, presidente do Perú, felicitou Biden e Kamala Harris, vice da chapa.

Entre os países que optaram pelo silêncio, se destaca o Brasil, uma vez que Jair Bolsonaro apoiava abertamente a reeleição de Donald Trump. Durante o tempo em que os mandatos coincidiram, Bolsonaro realizou viagens aos Estados Unidos e não escondeu sua admiração por Trump. Nessa sexta-feira (6), durante discurso em Santa Catarina, o líder do Palácio do Planalto mudou o tom e disse que “Trump não é a pessoa mais importante do mundo”.

Durante a tarde, Bolsonaro utilizou as redes sociais para informar sobre a situação do Amapá, que sofre com a falta de energia elétrica.

Temer e Moro parabenizam Biden

Se nenhum integrante do governo brasileiro utilizou as redes sociais para saudar Joe Biden e Kamala Harris, Michel Temer, que passou a faixa presidencial para Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019, parabenizou o candidato democrata pela vitória. Além dele, Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, também cumprimentou Biden.

Temer lembrou de quando se encontrou com Biden na Organização das Nações Unidas (ONU), poucos dias depois de assumir a presidência do Brasil, no lugar de Dilma Rousseff, alvo de um processo de impeachment. No fim da nota, Michel Temer se identificou como “ex-presidente da República do Brasil”.

“Cumprimento o prezado amigo Joe Biden por sua eleição. Recordo com alegria os encontros que mantivemos, em particular a visita que você me fez na ONU, quando assumi a Presidência da República. Desejo-lhe votos de muito êxito”, publicou Temer.



Já Sergio Moro afirmou que a democracia norte-americana continuará forte com Biden e que o Brasil e os Estados Unidos continuarão tendo "muito em comum".

"A democracia norte-americana continua forte. Parabéns ao presidente eleito Joe Biden. Brasil e Estados Unidos têm muito em comum e continuarão tendo."



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)