(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleições nos EUA: última vez que um presidente não se reelegeu foi há 27 anos

Dos 25 presidentes dos Estados Unidos que tentaram reeleição, 16 conseguiram levar a melhor na disputa eleitoral (64%)


06/11/2020 00:50 - atualizado 06/11/2020 01:10

Há grande probabilidade de os americanos alternarem o poder
Há grande probabilidade de os americanos alternarem o poder (foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP )
A tentativa de se reeleger, historicamente, funciona nos Estados Unidos. A última vez que um presidente não chegou a um segundo mandato foi em 1993, há 27 anos, quando o republicano George H. W. Bush, o pai, foi derrotado para o democrata Bill Clinton. 
 
Além disso, no últimos 100 anos, apenas quatro mandatários não conseguiram se reeleger no país. Além do já citado George H. W. Bush (1989-1993), Jimmy Carter (1977-1981), Gerald Ford (1974-1977) e Herbert Hoover (1929-1933) não venceram a segunda disputa. 
 
Dos 25 presidentes dos Estados Unidos que tentaram reeleição, 16 conseguiram levar a melhor na disputa eleitoral (64%). A maioria também venceu no voto popular. No total, os EUA tiveram 45 presidentes até o momento. Entretanto, especialistas afirmam que, nas eleições deste ano, há grande probabilidade de os americanos alternarem o poder, pois a conjuntura atual parece mais desfavorável a Donald Trump, que tenta reeleição.
 
Desses 16 presidentes reeleitos, 10 eram republicanos, cinco democratas e um independente. O último se trata do primeiro presidente dos EUA, George Washington, que concorreu às duas primeiras eleições sem oposição. Foi ele também que instituiu a tradição do chefe de Estado americano ocupar o cargo por apenas dois mandatos.
 
Essa tradição seguiu até Franklin Roosevelt, que se reelegeu por três vezes. No entanto, ele morreu no início do seu quarto mandato vítima de um derrame cerebral, em 1945. Até então, não havia proibição legal sobre um presidente tentar um terceiro mandato. Mas, em 1947, o Congresso americano aprovou a 22ª emenda Constitucional que estabeleceu regras para a reeleição presidencial, vetando a possibilidade de reeleição por mais de uma vez. Em 1951, a emenda foi aprovada pelos estados americanos e passou a vigorar.
 
Com informações de Correio Braziliense 
 
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)