(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump afirma que vencerá, a menos que democratas 'roubem' as eleições

'Vai ter muita briga na Justiça', disse o presidente americano


05/11/2020 20:58 - atualizado 05/11/2020 22:29

(foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP )
(foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP )
O presidente americano, Donald Trump, reiterou nesta quinta-feira (5), sem apresentar qualquer evidência concreta, que vai vencer as eleições nos Estados Unidos, as quais, afirmou, os democratas que apoiam Joe Biden estão tentando "roubar".

 

"Se contarem os votos legais, ganho facilmente. Se contarem os votos ilegais, podem tentar roubar de nós a eleição", disse o presidente republicano, durante pronunciamento à imprensa na Casa Branca, quando suas chances de se reeleger estão por um fio.

 

Trump disse que sua equipe de campanha deu início a uma "tremenda quantidade de litígios" para contrabalançar o que chamou de "corrupção dos democratas", mesmo depois de vários funcionários em estados onde a corrida continuava acirrada defenderem a integridade da votação.

 

"Não podemos permitir que ninguém amordace nossos eleitores e invente resultados", disse. "Tenho a sensação de que os juízes vão ter que decidir, afinal".

 

O presidente reiterou acusações infundadas de fraude eleitoral, como fez ao se declarar o vencedor das eleições, na madrugada de quarta-feira, horas depois do fechamento das urnas, em 3 de novembro, quando ameaçou ir até a Suprema Corte.

 

"Estão tentando fraudar as eleições. E não podemos permitir que isto aconteça", afirmou nesta quinta, em alusão aos democratas.

 

Trump também considerou que as pesquisas de intenção de voto, realizadas por veículos de comunicação e que durante meses apresentaram Biden como o favorito, foram "uma interferência eleitoral no verdadeiro sentido da palavra por poderosos interesses especiais".

 

O presidente parece cada vez mais isolado dentro do Partido Republicano, enquanto a apuração prosseguia em vários estados e Biden permanecia na dianteira, mais próximo do que ele do número de votos no Colégio Eleitoral necessários para chegar à Casa Branca.

 

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)