(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apoiadores de Biden e Trump trocam acusações no centro de apuração da Pensilvânia

Na esteira da pandemia de coronavírus, a Pensilvânia autorizou a contagem dos votos enviados pelo correio até o dia da eleição e recebidos até três dias depois


05/11/2020 19:49 - atualizado 05/11/2020 21:17

Cerca de 30 apoiadores do presidente Donald Trump exigiam que a contagem dos votos recebidos depois de 3 de novembro fosse interrompida(foto: Chris McGrath/Getty Images/AFP)
Cerca de 30 apoiadores do presidente Donald Trump exigiam que a contagem dos votos recebidos depois de 3 de novembro fosse interrompida (foto: Chris McGrath/Getty Images/AFP)
Cerca de 150 manifestantes pró-Trump e pró-Biden desafiaram-se nesta quinta-feira em frente ao Centro de Convenções da Filadélfia, na Pensilvânia, onde são apurados os votos por correio do estado-chave para uma vitória eleitoral.


"Contem todos os votos!", gritavam os apoiadores do democrata Joe Biden, em clima festivo, do lado de fora do Centro de Convenções da Pensilvânia, onde dezenas de milhares de cédulas de correio eram apuradas. Reunidos pela coalizão "Count Every Vote", os manifestantes dançaram a canção "This is America".


Na esquina oposta, também na calçada, cerca de 30 apoiadores do presidente Donald Trump exigiam que a contagem dos votos recebidos depois de 3 de novembro fosse interrompida, agitando bandeiras americanas e cartazes dizendo "Com licença. As urnas fecharam".


Um eleitor de Trump usando chapéu de caubói e bandeira americana apertava a mão de policiais que protegiam o grupo com barreiras e suas bicicletas. A tensão era palpável e ambos os lados trocaram gritos e acusações.


Na esteira da pandemia de coronavírus, a Pensilvânia autorizou a contagem dos votos enviados pelo correio até o dia da eleição e recebidos até três dias depois. O estado, que conta com 20 votos no Colégio Eleitoral, é um dos poucos que ainda não declararam um vencedor. Embora 92% dos votos já tenham sido apurados, a disputa ainda está acirrada.


'Contem todos os votos!', gritavam os apoiadores do democrata Joe Biden, em clima festivo(foto: Chris McGrath/Getty Images/AFP)
'Contem todos os votos!', gritavam os apoiadores do democrata Joe Biden, em clima festivo (foto: Chris McGrath/Getty Images/AFP)
Mais cedo, dois republicanos bem conhecidos, a ex-promotora Pam Bondi, da Flórida, e o conselheiro de campanha Corey Lewandowski reivindicaram uma vitória jurídica ao fazerem com que um juiz da Pensilvânia permitisse que eles observassem a contagem a um metro e meio das mesas de votação, em vez de seis metros.


- Democracia 'em risco' -


"Estou aqui porque a democracia americana está em risco. Temos um governo que disse que irá ignorar os verdadeiros resultados desta eleição e tentará roubar", disse à AFP Melissa Dunphy, professora universitária de 40 anos, que votou em Biden.


Diann Candan, um policial aposentado que votou em Trump, afirmou que "há uma corrupção maciça nos estados-chave", e que os eleitores de Biden enviaram "cédulas falsas para ganhar". "Eles estão cometendo fraudes agora."


Embora não tenha apresentado provas, Trump disse que o voto pelo correio tornou possível uma fraude que o prejudicou.


"Nós nos recusamos a aceitar uma América fascista", disse Emma Kaplan, 30, que trabalha para uma designer de interiores. "Contem todos os votos! Que Trump e Pence saiam agora! Isso é um golpe!"


Ray Cortez, 55, eleitor de Trump, disse que "não há como garantir a integridade do voto". "Quando você tem toda essa quantidade de cédulas de votação (pelo correio), você não sabe quem as está preenchendo, não sabe quem as está trazendo. E isso se torna um problema."

 

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)