(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORRIDA À CASA BRANCA

Eleições nos EUA: em rápido discurso, Biden diz que 'cada voto tem de ser contado'

Candidato do Partido Democrata afirmou que 'a democracia fica algumas vezes mais confusa', mas demonstrou confiança em seu triunfo


05/11/2020 18:35 - atualizado 05/11/2020 18:45

Pronunciamento de Joe Biden durou, aproximadamente, três minutos(foto: Jim Watson/AFP)
Pronunciamento de Joe Biden durou, aproximadamente, três minutos (foto: Jim Watson/AFP)
O representante do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um rápido pronunciamento, no começo da noite desta quinta-feira (5), em Wilmington, no estado de Delaware. Em sua fala, Biden disse que “cada voto tem de ser contado” e demonstrou confiança em seu triunfo nas eleições.

Biden começou sua fala lembrando os 240 mil mortos pela pandemia da COVID-19 nos Estados Unidos, transmitindo sua solidariedade a cada família. Em seguida, o candidato democrata destacou que o processo eleitoral requer paciência e que “a democracia fica algumas vezes confusa”. Por fim, ressaltou que está confiante para o resultado final.

"Já temos 240 mil mortos com a pandemia. E estamos solidários com cada família. Cada voto tem de ser contado. A democracia fica algumas vezes confusa, pede paciência. Mas continuamos certos de que quando acabar a apuração dos votos teremos vencido", disse Biden.

Durante esta quinta, Biden e Donald Trump adotaram tons distintos nas redes sociais. Enquanto o democrata pedia paciência e defendia a tese de que cada voto precisava ser contabilizado, o candidato à reeleição pelos republicanos alegou que havia “fraude” nas eleições e chegou a pedir para que a apuração fosse interrompida.

De acordo com a CNN e a Agence France-Presse, Joe Biden tem 253 delegados a favor até o momento, contra 214 de Donald Trump. Já para a Associated Press e Fox News, Biden tem 264 delegados. Isso porque o veículo considera que o candidato democrata venceu no Arizona, que possui 11 delegados.

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)