(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COREIA DO NORTE

Líder norte-coreano faz primeira aparição em quase três semanas

Mistério sobre paradeiro de Kim Jong-Un começou no começo de abril. Site norte-americano chegou a falar que ele tinha morrido após cirurgia


postado em 01/05/2020 20:25 / atualizado em 01/05/2020 22:45

O líder norte-coreano Kim Jong-Un não fazia uma aparição pública desde 11 de abril(foto: KCNA/Via FotosPublicas)
O líder norte-coreano Kim Jong-Un não fazia uma aparição pública desde 11 de abril (foto: KCNA/Via FotosPublicas)

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, teria participado nesta sexta-feira (1/05) da inauguração de uma fábrica na Coreia do Norte, informou a agência KCNA, na primeira informação de um veículo oficial sobre uma aparição pública do dirigente desde que eclodiram rumores sobre a sua saúde, no mês passado. No fim de abril, o site norte-americano TMZ anunciou que Kim Jong Un morreu após uma cirurgia, o que elevou o mistério sobre o ditador.


"O líder supremo Kim Jong-Un cortou a fita na abertura da fábrica de fertilizantes fosfatados de Sunchon", afirmou a agência oficial norte-coreana KCNA. Kim Jong Un "participou da cerimônia e todos os participantes o saudaram quando ele apareceu", segundo a agência. Kim também visitou a fábrica e foi "informado sobre o processo de produção", dissacrescentou a KCNA.


O líder norte-coreano não fazia uma aparição pública desde 11 de abril. No dia seguinte, a mídia estatal afirmou que ele estava inspecionando caças em uma base militar.

 

Mistério sobre o desaparecimento

Perguntas sobre a saúde de Kim Jong Un surgiram por sua ausência nas comemorações de 15 de abril. Esse dia é o mais importante no calendário político da Coreia do Norte, porque todo o país comemora o nascimento do fundador do regime, Kim Il Sung, seu avô.

Um trem, que provavelmente pertence ao líder norte-coreano Kim Jong-Un, cujo estado de saúde é alvo de especulações, chegou a ser localizado em fotos tiradas por um satélite em um balneário no Leste da Coreia do Norte, segundo o site americano 38North, especializado em assuntos coreanos.

 

As especulações sobre o estado de saúde do líder norte-coreano partiram do "Daily NK", veículo digital dirigido principalmente por desertores norte-coreanos, em 21 de abril. O assessor especial de segurança nacional do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, minimizou os rumores cinco dias depois, afirmando que Kim Jong Un estava "vivo e bem".


Cercado de segredos

A saúde do líder norte-coreano é um segredo de Estado, em um país fechado, onde não há liberdade de imprensa.

 

Outro tema especulado diz respeito à pandemia do novo coronavírus, que atingiu duramente os dois vizinhos da Coreia do Norte, China e Coreia do Sul. Segundo Pyongyang, não foram registrados casos naquele país, que fechou as fronteiras e toma rígidas medidas de precaução contra a doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)