(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump acusado formalmente de abuso de poder e de obstrução de justiça

Se a Câmara votar a favor do impeachment, presidente americano se tornará o terceiro a ser submetido a um julgamento político


postado em 10/12/2019 12:24

Os democratas que controlam a Câmara dos Representantes nos Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que acusarão formalmente o presidente Donald Trump por abuso de poder e obstrução da justiça, o que agora será votado pelo plenário como parte do julgamento político.

Se a Câmara votar a favor do impeachment de Trump, o presidente americano se tornará o terceiro a ser submetido a um julgamento político, mas é improvável que o processo prospere no Senado, controlado por seus aliados republicanos.

"Quando o presidente trai a confiança e se coloca à frente do país, ele põe em risco a constituição e a democracia e põe em risco a segurança nacional", disse Jerry Nadler, presidente do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes, em entrevista coletiva.

Após dois meses de investigações, os congressistas democratas alegam que Trump reteve ajuda militar à Ucrânia para enfrentar a ameaça dos separatistas pró-russos no leste do país.

Além disso, ele é acusado de oferecer uma visita à Casa Branca a seu colega ucraniano, Volodimir Zelenski, em troca de Kiev abrir uma investigação de corrupção contra Joe Biden, seu potencial oponente nas eleições de 2020.

Adam Schiff, o congressista que chefia o Comitê de Inteligência da Câmara, disse que "os contínuos abusos de poder perpetrados pelo presidente não lhes deixava escolha".

"As evidências sobre o comportamento do presidente são esmagadoras e incontestáveis", afirmou.

Nadler disse que o Comitê Judiciário da Câmara se reunirá nesta semana para considerar as acusações apresentadas e espera-se que elas sejam levadas ao plenário na próxima semana.

De acordo com estimativas do atual calendário legislativo, o processo do Senado aconteceria em janeiro.

O presidente Donald Trump respondeu ao anúncio de acusações formais de impeachment chamando-as de "ridículas".

Trump também voltou a alegar no Twitter de que é vítima de uma "caça às bruxas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)