(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-funcionário do Google é acusado de roubar segredos para Uber

Anthony Levandowski é acusado roubar informações secretas da divisão de veículos autônomos


postado em 27/08/2019 17:43 / atualizado em 27/08/2019 18:12

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)

Um engenheiro e ex-funcionário do Google foi acusado nesta terça-feira de roubar informações secretas da divisão de veículos autônomos da empresa de tecnologia para entregá-las à Uber.


Caso seja declarado culpado das acusações, Anthony Levandowski pode ser condenado a até dez anos de prisão e uma multa de 250 mil dólares, segundo promotores federais que deram informações sobre o caso.


"Todos nós temos o direito de mudar de emprego, nenhum de nós tem o direito de pegar coisas no momento da saída", disse o promotor David Anderson em um comunicado anunciando 33 acusações de roubo e tentativa de roubo de segredos industriais. "Roubar não é inovar", acrescentou.


Levandowski, de 39 anos, foi membro fundador do grupo que trabalhou no Waymo, o projeto do Google dedicado ao desenvolvimento de tecnologia para os chamados veículos autônomos, automóveis que podem circular sem a necessidade de um condutor.


O acusado trabalhava no projeto desde 2009 e esteve à frente da equipe de detecção e classificação de luz, até que pediu demissão sem avisar o Google em janeiro de 2016, segundo a acusação.


Depois demitir-se, o engenheiro montou a própria empresa, uma startup chamada Otto, que foi posteriormente adquirida pela Uber.


As acusações de roubo surgiram num caso civil no qual o Waymo acusou a Uber de roubar segredos industriais e que terminou com um acordo entre as duas empresas no ano passado.


A Waymo diz que a Uber conspirou com Levandowski para o engenheiro, de acordo com a acusação apresentada nesta terça-feira, para acessar arquivos incluindo diagramas de placas de circuito, instruções para instalar sistemas de detecção e classificação de luz e um documento de controle interno.



 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)