(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festa de estudantes com cruz suástica e saudação nazista chocam os EUA

"É desolador que estudantes que recebem instrução de alta qualidade tenham este tipo de comportamento", disse representante do distrito escolar onde aconteceu o escândalo


postado em 06/03/2019 10:39

"Os estudantes leem sobre o Holocausto nos livros, mas parece que isso não é suficiente" (foto: Wikipedia)

Fotos de adolescentes em uma cidade da Califórnia fazendo a saudação nazista diante de uma cruz suástica feita de copos de plástico causou indignação em todo país.

O escândalo ocorreu no fim de semana depois que as fotos tiradas em uma festa com estudantes da escola secundária de Newport Beach começaram a circular nas mídias sociais.

"Fiquei enojada quando soube da história", afirmou à AFP a vice-presidente do distrito escolar Martha Fluor.

"É desolador que estudantes que recebem instrução de alta qualidade tenham este tipo de comportamento", acrescentou.

Ela assinalou que a escola está trabalhando com as autoridades locais para decidir quais serão as ações disciplinares.

"Este é um assunto que levamos muito a sério. Fizemos uma reunião na escola Newport Harbor, onde alguns estudantes que foram à festa leram cartas de desculpas, enquanto que os pais, outros alunos e líderes comunitários expressaram sua repulsa", acrescentou.

Fluor assinalou que ao menos dois dos estudantes envolvidos na festa eram judeus e claramente não entenderam a gravidade da questão.

"Os estudantes leem sobre o Holocausto nos livros, mas parece que isso não é suficiente", afirmou. "O dilema que enfrentamos é como fazer com que os alunos entendam que essas ações causam muita dor e sofrimento".

O escândalo acontece em meio a um aumento de episódios de antissemitismo nos Estados Unidos.

A Liga Antidifamação reportou  uma alta de 50% nesses episódios entre 2016 e 2017, muitos dos quais ocorridos em escolas ou universidades.

O rabino Abraham Cooper, decano associado do centro Simon Wiesenthal de Los Angeles, afirmou que o escândalo na escola de Newport Beach deve servir de alerta para o fato de que mesmo estados liberais como a Califórnia não estão imunes ao racismo e intolerância.

"Isso é um insulto aos 6 milhões de judeus que morreram no Holocausto e aos que lutaram contra a ocupação e ao que chamamos de a melhor geração dos Estados Unidos: aqueles que foram para a Europa e que morreram para vencer a cruz suástica", declarou à AFP.

Cooper indicou que os estudantes envolvidos no incidente devem ser suspensos para criar o precedente de que este tipo de ação tem consequências.

Pediu ainda que o distrito escolar organize excursões ao Museu da Tolerância em Los Angeles e faça os estudantes conversarem com sobreviventes do Holocausto.

"Temos que converter esse episódio em um momento de ensino, mas também é preciso haver alguma consequência. Porque sem consequências, as desculpas são vazias", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)