(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto de magnitude 7.8 atinge a Nova Zelândia e Defesa Civil alerta para tusnami

Na capital do país, Wellington, que está a 214 quilômetros do epicentro do terremoto, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em algumas localidades. Algumas janelas foram quebradas e chaminés colapsaram


postado em 13/11/2016 10:31 / atualizado em 13/11/2016 12:39

Tremor foi sentido em Wellington, capital do país, que está a 214 quilômetros a norte do epicentro do terremoto(foto: MARTY MELVILLE)
Tremor foi sentido em Wellington, capital do país, que está a 214 quilômetros a norte do epicentro do terremoto (foto: MARTY MELVILLE)
Um forte terremoto foi sentido em todo o território da Nova Zelândia, na Oceania, e provocou um alerta de tsunami na costa oriental da Ilha do Sul, uma das duas maiores que compõem o país.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7.8 na escala Richter, maior do que o sismo de 22 de fevereiro de 2011, de 6.3, quando morreram 185 pessoas. Há notícias de que as primeiras ondas já atingiram o litoral.

"Qualquer um que se encontre na região deve se deslocar imediatamente para o interior", escreveu a Proteção Civil neozelandesa no Twitter. O epicentro do terremoto foi registrado a 16 km de profundidade, em uma localidade situada 91 km ao norte de Christchurch, maior cidade da Ilha do Sul.

Até o momento, não há registros de danos graves ou vítimas.


O terremoto ocorreu à noite no horário local às 23h2min, correspondente à 9h2min no horário brasileiro de verão.

Terremoto gerou tsunami
Autoridades da Nova Zelândia afirmam que o terremoto que atingiu o país provocou um tsunami. A primeira onda já atingiu a costa leste da ilha sul, de acordo com informação da Defesa Civil neozelandesa.

"A primeira onda pode não ser a maior. Ondas podem continuar por mais várias horas", informou o Ministério de Defesa Civil e Gestão de Emergências da Nova Zelândia em sua conta no Twitter. O órgão não deu detalhes sobre a altura das ondas.

O epicentro do terremoto foi a 93 quilômetros a norte de Christchurch, de acordo com dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Num primeiro momento, foi atribuída magnitude de 7,4 ao terremoto e, mais tarde, o serviço norte-americano já indicava magnitude de 7,8 na escala Richter.

Em Wellington, 214 quilômetros a norte do epicentro do terremoto, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em algumas localidades. Algumas janelas foram quebradas e chaminés colapsaram. Não há relatos disponíveis de danos ou de feridos em Christchurch.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)