(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Representantes locais da periferia de Paris ficam nus contra austeridade

Orçamentos para as coletividades territoriais será reduzido em 11 bilhões. Medida provocou indignação de representantes municipais, prefeitos ecologistas e comunistas dos subúrbios de Paris


postado em 29/11/2014 14:46 / atualizado em 29/11/2014 16:16

Protesto foi contra a redução das contribuições do Estado francês aos governos locais(foto: AFP PHOTO / ELIOT BLONDET)
Protesto foi contra a redução das contribuições do Estado francês aos governos locais (foto: AFP PHOTO / ELIOT BLONDET)

Representantes municipais dos subúrbios da classe trabalhadora de Paris posaram simbolicamente neste sábado com roupas íntimas para denunciar a redução das contribuições do Estado francês aos governos locais.

Diante da prefeitura da ilha de Saint Denis, ao norte da capital francesa, e apesar de um frio considerável, 22 representantes locais tiraram a roupa ao grito de "Basta, basta de austeridade".

"O objetivo é mostrar a extrema dificuldade sofrida pelas localidades pequenas. O Estado vai reduzir as dotações e as cidades mais pobres vão pagar o pato", lamentou o prefeito ecologista Michel Bourgain.

Antes de mostrar um cartaz que dizia "À poil contre l'austérite" ("nu contra a austeridade"), todos posaram em uma primeira fotografia vestidos, e carregando a faixa tricolor distintiva do cargo do prefeito.

Os orçamentos para as coletividades territoriais (prefeituras, departamentos e regiões) vai ser reduzido em 11 bilhões de euros até 2017, a um ritmo de 3,7 bilhões por ano, dentro do programa de economia apresentado pelo governo socialista para enfrentar o déficit público.

Esta queda provocou a indignação de muitos representantes municipais, principalmente de prefeitos ecologistas e comunistas dos subúrbios, que consideram que a população de suas localidades, de renda modesta, dependem mais do que outras das ajudas do Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)