(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidato único, Michel Djotodia é eleito presidente da República Centro-africana

Djotodia terá de conduzir o país para eleições livres e democráticas em 18 meses


postado em 13/04/2013 14:10 / atualizado em 13/04/2013 14:38

Presidente (esq) não poderá revogar o primeiro-ministro Nicolas Tiangaye (dir)(foto: AFP PHOTO/PATRICK FORT )
Presidente (esq) não poderá revogar o primeiro-ministro Nicolas Tiangaye (dir) (foto: AFP PHOTO/PATRICK FORT )

Michel Djotodia, líder da coalizão de rebeldes que no mês passado tomou o poder na República Centro-africana, foi eleito, como se esperava, presidente do país durante a primeira sessão do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Djotodia, que derrubou o governo do presidente François Bozizé e se autoproclamou presidente depois dos rebeldes da coalizão Séléka assumirem o controle de Bangui, era o único candidato. Ele foi eleito entre aplausos, sem realizar qualquer votação no CNT integrado por representantes de todas as forças políticas do país.

Segundo uma fonte diplomática, a eleição era um passo obrigatório para dar "um pouco de legitimidade" a Michel Djotodia, já que os comandados por ele controlam, de fato, a República Centro-africana.

Eleito para um período de 18 meses, Djotodia terá de conduzir o país para eleições livres e democráticas e uma nova Constituição, depois de dez anos de regime Bozizé. O novo presidente se comprometeu a respeitar os acordos assinados em janeiro, em Libreville, entre os componentes políticos da República Centro-africana e que proíbem a ele revogar o primeiro-ministro Nicolas Tiangaye, da oposição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)