(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão prepara-se para substituir embaixador na China


postado em 19/08/2012 16:38

O governo do Japão iniciou os preparativos para substituir seu embaixador na China, informa o jornal japonês Nikkei em sua edição de segunda-feira.

O atual embaixador japonês em Pequim é Uichiro Niwa. Ele assumiu o posto em junho de 2010. Ex-presidente da Itochu Corp, ele foi a primeira pessoa do setor privado a servir como embaixador japonês na China no pós-guerra.

Quando Niwa foi indicado, a decisão foi considerada um sinal dos esforços do primeiro-ministro Naoto Kan para reduzir a influência política de burocratas. Mas as relações bilaterais logo começaram a se deteriorar e a indicação passou a ser criticada.


A intenção de Tóquio é substituí-lo já em outubro, segundo o Nikkei. Segundo o jornal, Niwa deverá deixar Pequim depois das cerimônias para marcar os 40 anos da normalização das relações entre Tóquio e Pequim, marcadas para 29 de setembro.

A saída de Niwa deve coincidir com uma reforma programada nas fileiras do Ministério das Relações Exteriores para coincidir com o fim da atual legislatura.

O jornal Nikkei cita o atual vice-chanceler japonês, Shinichi Nishimiya, como um dos principais candidatos para a sucessão de Niwa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)