(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Clima de tensão predomina na capital chilena por causa de protesto de jovens


postado em 11/10/2011 12:37

A capital chilena, Santiago, amanheceu nesta terça-feira em clima de tensão. Jovens encapuzados incendiaram barricadas colocadas na Estação Central e em Providência, um dos principais bairros da cidade. Houve congestionamentos e confrontos entre os manifestantes e policiais. De acordo com as autoridades chilenas, 20 jovens impediram duas das quatro faixas de uma das avenidas da cidade.

No Chile, os últimos meses foram marcados por embates entre manifestantes e policiais. Nessa segunda-feira, os protestos, em Santiago, reuniram cerca de 10 mil pessoas lideradas pela etnia indígena Mapuche. Um grupo de 18 manifestantes foi preso.

Isolina Paillal, líder do movimento, disse que o protesto foi organizado para marcar a chegada de Cristóvão Colombo, no século 15. Segundo ela, a data deve ser lembrada como o "início do genocídio dos povos indígenas das Américas".

Porém, há aproximadamente cinco meses, estudantes lideram manifestações no Chile em defesa de reformas na educação. Os protestos ganharam o apoio de várias categorias profissionais, inclusive dos professores e também de reitores de universidades. O governo do presidente chileno, Sebastián Piñera, promete buscar uma solução para o impasse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)