(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tribunal decide sobre pedido de prisão de Kadafi


postado em 27/06/2011 07:12 / atualizado em 27/06/2011 07:30

A decisão dos juízes pode ser divulgada ainda nesta segunda-feira(foto: AFP PHOTO/PATRICK BAZ )
A decisão dos juízes pode ser divulgada ainda nesta segunda-feira (foto: AFP PHOTO/PATRICK BAZ )


O Tribunal Penal Internacional (TPI) deve anunciar nesta segunda-feira se emite ou não um mandato de prisão por crimes contra a humanidade para o ditador líbio Muamar Kadafi, que pode ser o segundo chefe de Estado a ser objeto de uma ação similar, depois do sudanês Omar al-Bashir.

A decisão dos juízes pode ser divulgada a partir das 13H00 (8H00 de Brasília), durante uma audiência pública em Haia, na data em que os bombardeios da Otan completam 100 dias e o conflito se prolonga na Líbia.

No dia 16 de maio, o procurador Luis Moreno-Ocampo pediu aos juízes que emitissem ordens de prisão contra o coronel Kadhafi, seu filho Seif al-Islam e o diretor do serviço secreto líbio, Abdallah al-Senussi.

Os três são suspeitos de homicídios e de perseguições, que constituem crimes contra a humanidade cometidos pelas forças de segurança contra a população civil líbia desde 15 de fevereiro, sobretudo em Trípoli, Benghazi e Misrata.

A revolta na Líbia provocou milhares de mortes, segundo o procurador do TPI, e resultou na fuga para o exterior de quase 650.000 líbios e o deslocamento dentro do país de outros 243.000, de acordo com a ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)