(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

É preciso prender Kadafi para que crimes parem, diz procurador do TPI


postado em 26/06/2011 14:54

Os crimes contra a Humanidade e crimes de guerra cometidos na Líbia depois do início da revolta neste país serão interrompidos apenas quando o coronel Muamar Kadhafi for preso, considerou neste domingo o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI). "Os crimes continuam hoje na Líbia. Para parar com os crimes e proteger os civis na Líbia, Kadafi deve ser preso",

declarou o procurador Luis Moreno-Ocampo, citado em um comunicado.

Os juízes do TPI devem dizer na segunda-feira se apresentarão ou não mandados de detenção contra o coronel Kadhafi, seu filho Seif al-Islam e o chefe dos serviços de inteligência líbios, Abdallah Al-Senussi. O procurador fez uma solicitação nesse sentido no dia 16 de maio. Os três homens são acusados pelo procurador de assassinatos e perseguições cometidos pelas forças de segurança líbias contra a população civil depois de 15 de fevereiro, principalmente em Trípoli, Benghazi e Misrata, que constituem crimes contra a Humanidade.

Acionando o Conselho de Segurança das Nações Unidas em 26 de fevereiro, duas semanas apenas depois da eclosão da revolta na Líbia, o procurador abriu a sua investigação no dia 3 de março. As alegações de crimes de guerra podem ser objeto de uma nova investigação. A revolta na Líbia deixou milhares de mortos, segundo o procurador do TPI. Ela causou a fuga para o exterior de cerca de 650.000 líbios e o deslocamento interno de outros 243.000, segundo a ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)