(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINE TEATRO LIZ BASTOS

MP vai investigar demolição em Itabirito de teatro tombado pelo patrimônio

Um casarão do final do século 19, que também corre risco de demolição, também foi denunciado ao MPMG


24/10/2023 15:22 - atualizado 24/10/2023 15:50
432

Demolição
A construção foi inteiramente demolida na quarta-feira (18/10) (foto: Divulgação/arquivo pessoal)
A 1ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito civil para investigar a demolição do Cine Teatro Liz Bastos, antigo Cine Teatro Pax, um bem tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal de Itabirito, na região Central de Minas Gerais. A construção foi inteiramente demolida na quarta-feira (18/10).
 
A denúncia partiu do vereador Rene Butekus (PSD), que afirma ter buscado informações sobre o estado de conservação do imóvel desde o início do ano. O vereador conta que fez um requerimento em março deste ano, solicitando informações da Secretaria de Cultura de Itabirito sobre o contrato de reforma do imóvel e a ata do Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri) que autoriza a obra da reforma e determina que a fachada e estrutura do prédio permanecesse intacta.

 
“Mas não foi o que vimos, os tratores passaram e destruíram tudo, alguém tem que ser penalizado por isso”, afirma o vereador.
 

Casarão centenário também foi denunciado

 
Outro imóvel, também localizado em frente à praça da Rodoviária Velha, um casarão do final do século 19 também foi denunciado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após um membro do Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri) concluir que o imóvel corre o risco de ter o mesmo destino que o antigo Cine Teatro Pax. O MPMG ainda não se manifestou sobre a denúncia.

Membro do Conpatri e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural (NEPAC/UFOP), Carlos Magno considera que o patrimônio cultural é a marca da identidade de uma comunidade e que deve ser preservado. Por isso, o pesquisador vê com temor a destruição do casarão Eurico Teixeira, construído por uma família de origem portuguesa no final do século XIX e que apresenta excelente estado de conservação.
Magno foi um dos membro do Conpatri que não autorizou a construção de um prédio de três andares no local do imóvel centenário. O especialista em patrimônio cultural foi ao Ministério Público de Minas Gerais e fez um pedido de ação civil para investigar o caso e suspender o processo de construção do prédio.
 
“Não consigo entender a demolição de um imóvel para construir um prédio. No meu olhar, o casarão tem estilo de um período arquitetônico que tem elementos da arquitetura inglesa que dialogam com o restante do complexo da estação ferroviária”, afirma ele.  
 
De acordo com a Prefeitura de Itabirito, a estrutura do antigo Cine Teatro Pax estava comprometida e ameaçava a segurança dos moradores e trabalhadores da obra de reforma. A reforma era de responsabilidade da Secretaria de Obras de Itabirito, que decidiu pela destruição do imóvel.
 
A presidente do Conpatri e secretária Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, conta que a demolição do Cine Teatro Pax não foi planejada e que foi uma necessidade diante da estrutura. A secretária afirma que até o final de 2024, um espaço cultural será construído no lugar do antigo cinema.
 
Melillo também afirma que a fachada do casarão Eurico Teixeira, que fica em frente à praça da antiga Rodoviária Velha, será preservada e fará parte da planta do prédio de três andares que pretende ser construído.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)