(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SOTERRAMENTO

Operários perceberam trinca momentos antes de talude desabar

Defesa Civil esteve em obra onde quatro operários morreram na manhã desta terça-feira (17/10), no Belvedere, em BH


17/10/2023 11:35 - atualizado 17/10/2023 18:13
432


Operários que trabalhavam na obra que desabou no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta terça-feira (17/10), perceberam uma trinca na base da estrutura que pode ter levado ao acidente.

O fato foi percebido por um operário ainda nesta manhã, enquanto ele se preparava para trabalhar. Segundo Marcos Vinícius Vitório, agente de proteção da Defesa Civil, a trinca pode ter causado o desabamento.

"Segundo o técnico de segurança, a trinca no terreno foi percebida hoje. Quando isso acontece, tem que chamar a Defesa Civil para tomar as medidas de segurança. Quando foram fazer a contenção do talude, ele movimentou o maciço e desabou", disse.
bombeiros em obra no Belvedere
Quatro operários morreram em obra do Verdemar na manhã desta terça-feira, em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Apesar disso, a obra estava regularizada. "O comunicado de obra ocorreu em 14/09, sendo de responsabilidade do Responsável Técnico (RT), a estabilidade e demais assuntos referentes ao projeto e estrutura", afirmou, por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O acidente

Quatro pessoas morreram soterradas após o desabamento de um barranco da obra. Uma das vítimas foi resgatada em estado grave, mas não resistiu e morreu no hospital. Havia cerca de 20 funcionários no local. O número total de feridos não foi informado.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o barranco desabou por volta das 8h, no momento em que funcionários faziam uma obra de sustentação da estrutura. Além da terra, havia muito minério de ferro, o que dificultou ainda mais o salvamento.

No local, era construída uma unidade do supermercado Verdemar. "Estava sendo feito um trabalho de fundação em um talude em 90 graus, sem escoramento. O terreno cedeu e soterrou os operários", explicou o tenente Felipe Biasebetti, do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deslocou ao local para realização dos primeiros levantamentos. O rabecão fez a remoção dos corpos das vítimas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)