(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

BH: atingidos por barragens fazem protesto na porta do Tribunal de Justiça

Dezenas de atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho, na Grande BH, se reúnem na porta do TJ


26/09/2023 11:51 - atualizado 26/09/2023 16:00
432

Imagem dos protestos na porta do TJMG
Reunião discute reparações individuais pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH (foto: Sílvia Pires/EM/D.A Press)

Moradores de municípios afetados por rompimentos de barragens em Minas Gerais realizam protesto, na manhã desta terça-feira (26/9), na porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Avenida Raja Gabaglia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. No local, acontece uma reunião para discutir as reparações individuais pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH.

Com faixas e bandeiras, o grupo reivindica a indenização integral e mais celeridade no processo de reparação dos danos causados aos moradores de toda a extensão da bacia do Paraopeba e da represa de Três Marias, atingidas pelos rejeitos da barragem de Brumadinho. Prestes a completar oito anos da tragédia em Mariana, moradores de comunidades atingidas pelo desastre na região Central de Minas endossam a luta e dão sequências às reivindicações por participação no processo de repactuação na bacia do Rio Doce.

"Nossa presença é para demonstrar que nós não fomos ouvidos. Nós, enquanto atingidos, somos os protagonistas do processo. Precisamos ser atendidos e isso não está sendo feito", afirma Walter Matias Machado, de 65 anos, morador de Juatuba, município que margeia o Rio Paraopeba e, desde 2020, passa por uma série dificuldades no acesso à água pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão.

Os manifestantes também lembram os 272 mortos na tragédia e cobra justiça. “Nosso papel aqui hoje é cobrar que o processo criminal ande. Não existe reparação se o processo criminal não andar. Estamos falando de um dos maiores crimes do Brasil. Passados quase cinco anos, os principais envolvidos estão livres”, afirma Silas Fialho, morador e liderança dos atingidos em Brumadinho.

Qualidade da água


Há quatro anos, uma onda de rejeitos de mineração contaminou o rio Paraopeba e impactou a vida de 26 municípios. Com a contaminação da bacia do Paraopeba pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, segundo maior desastre da mineração no país, a gestão hídrica virou um desafio para comunidades atingidas de onde tiravam sua principal fonte de alimento e sobrevivência. O Paraopeba tem extensão de 546,5 km e área de 12.054,25 km², que corresponde a 5,14% do território da bacia do rio São Francisco.

O rio garantia a pesca, cultivo de alimentos e a navegação para a população de Caetanópolis. "Nós vivemos da pesca. Para se pescar em Minas e em parte do Brasil tem que passar pelas bacias do Paraopeba e Rio Doce. Se não tem o rio, não tem pescador", lamenta Marileia Aparecida Alves, moradora do município. Ela diz ter visto inúmeros pessoas passarem fome depois que a lama varreu a comunidade local e contaminou o rio. "Queremos o que foi tirado de nós por direito. Tínhamos o direito de ir e vir e hoje não temos mais esse direito", reclama.

A qualidade da água é uma das principais preocupações dos manifestantes que estiveram na porta do TJMG nesta manhã. Um relatório feito pela Fundação "SOS Mata Atlântica" no rio Paraopeba revelou a presença de metais pesados na água. "Até agora não temos uma comprovação da real extensão da contaminação. A gente ia lá no fundo do quintal e escolhia um franguinho que ia ser feito, colhia legumes na horta. Agora não temos nada disso", aponta Walter Matias Machado, 65 anos.

Para Clediane Silvestre, 35 anos, moradora de Citrolândia, a água continua imprópria e sem condições de uso. "Nem filtrada está ficando boa. A água da torneira sai gosmenta, amarela. Tem um gosto muito forte", afirmou ao Estado de Minas.

Caso Brumadinho

No início de setembro, a Justiça suspendeu a definição sobre indenizações individuais pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Com isso, o processo voltou à situação que estava em agosto de 2022, quando foi feito o pedido de liquidação coletiva.
Grupos de pessoas atingidas defendem a definição de uma solução coletiva para as indenizações individuais. Nesta manhã, comissões de atingidos e o juiz responsável pelo caso se reúnem para debater a possibilidade de complementação da sentença quanto aos danos individuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)