(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HORIZONTES

De pé, firme e forte

Moradores da região do Barreiro pedem que chaminé de olaria desativada seja tombada como patrimônio histórico de Belo Horizonte


22/09/2023 04:00 - atualizado 22/09/2023 05:28
432

Na região do Barreiro, funcionou a indústria Fazenda do Pião
Na região do Barreiro, funcionou a indústria Fazenda do Pião (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Durante o século 20, no bairro hoje conhecido como Tirol, na região do Barreiro, funcionou a indústria Fazenda do Pião, regida por italianos, com pedreira, barracões e oficinas. A única estrutura que resta do local é a Chaminé Olaria Jatobá, local que empregou muitos moradores da região no ofício de fazer tijolos e que deu o nome do Bairro Olaria, tamanha sua importância na economia e vida social da região.

Moradores desejam o tombamento da Chaminé, para que seja tratada como patrimônio histórico e o pedido segue em trâmite na Diretoria de Patrimônio Cultural, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura. O líder comunitário do Tirol, Antônio Boy, conta que alguns tijolos do topo da chaminé caíram, uma braçadeira rompeu e seu eixo está torto. A estrutura já resistiu, inclusive, a uma tentativa de derrubada por tratores.
 
 
A Prefeitura de BH abriu neste ano uma licitação, concedida à RFJ Construção e Engenharia LTDA, para implantar um escoramento de metal e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, com o objetivo de diminuir os riscos à estrutura. As intervenções estão previstas para começarem em outubro. A expectativa da comunidade é de que a chaminé seja protegida, futuramente restaurada e que siga firme como um símbolo da história de Belo Horizonte.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Gabriel Felice


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)