(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRADICIONAL PRÉDIO DE BH

Projeto de demolição do Edifício Sulacap não será feito por licitação

Prefeitura de Belo Horizonte autorizou quem escolha de empresa responsável por projeto de demolição de tradicional prédio seja por contratação direta


05/09/2023 22:10 - atualizado 06/09/2023 11:45
432

Sulacap, Centro BH
Edital de contratação de empresa foi publicado em agosto pela Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou a contratação direta, ou seja, com dispensa de licitação, de uma empresa para elaborar projetos para a demolição do Edifício Novo Sulamérica - anexo ao Conjunto Sulacap-Sulamérica, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e dos Tamóios, no Centro de Belo Horizonte. O projeto de derrubada da estrutura para a construção de uma praça faz parte do programa de requalificação da região Central.
Em agosto, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) publicou edital de contratação para empresa que ficaria responsável pelo projeto de demolição. De acordo com a administração municipal, o empreendimento que apresentou a “proposta mais vantajosa” foi a Potenza Soluções Prediais e Facilities Ltda. 

O trabalho a ser elaborado deverá utilizar os processos, tecnologias e metodologias referentes à Modelagem da Informação da Construção – BIM. Serão investidos aproximadamente R$ 94,9 mil neste projeto. O prazo de execução do serviço é de 90 dias, a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. A supervisão do contrato será da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
 
De acordo com a PBH, a contratação direta sem licitação é possível por se tratar de projeto de baixo valor, dentro dos limites legais. Nesse caso, portanto, a lei não exige licitação.
 
Ainda conforme a prefeitura, uma espécie de "pregão simplificado" foi realizada pelo sistema do governo federal (www.compras.gov.br), com a participação de 20 empresas. As elecionada foi a que ofereceu o menor preço para a elaboração do projeto de demolição. "O fundamento da contratação é o artigo 75, inciso I da Lei 14.133, de 2021", informou a administração municipal. 

Revitalização 

Marcados pela arquitetura da primeira metade do século XX, os edifícios Sulacap e Sulamérica - localizados no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua dos Tamóios - abrigavam a Praça da Independência no vão entre os prédios, que dava visão ao Viaduto Santa Tereza. 
Sulacap, Centro BH
Edital de contratação de empresa foi publicado em agosto pela Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Com a construção do anexo, em 1970, com autorização da Câmara Municipal de BH, a fachada das duas edificações e a praça ficaram completamente desfiguradas. As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. O projeto é de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)