(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADANIA ITALIANA

Consulado italiano em BH se defende sobre demora na emissão de passaportes

Consulado nega que os pedidos de cidadania estejam atrasados e afirma que o problema existe em toda a América Latina


20/07/2023 18:34 - atualizado 20/07/2023 19:01
432

Fachada do Consulado da Itália em Belo Horizonte
O número de pessoas que poderiam requerer a cidadania italiana é caracterizado pelo Consulado como "altíssimo". Em Minas Gerais, são mais de 2 milhões de pessoas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O Consulado da Itália em Belo Horizonte, diante da insatisfação daqueles que buscam a cidadania italiana, defendeu-se por meio de uma nota, esclarecendo a situação. A entidade afirma que o problema, gerado pela grande demanda, estende-se a todo o Brasil e na América do Sul, de maneira geral, “aumentando nos últimos anos de maneira exponencial”, diz o órgão. 
O número de pessoas que poderiam requerer a cidadania italiana é caracterizado pelo Consulado como “altíssimo”. Em Minas Gerais, são mais de 2 milhões de pessoas. Em contrapartida, a entidade diz que vem sofrendo uma queda no número de funcionários em serviço. 

“Apesar disso, os funcionários que trabalham no Setor de Cidadania estão trabalhando continuamente, com grande eficiência e no máximo das próprias possibilidades para continuar a oferecer o melhor serviço possível, compativelmente com os recursos à disposição”, diz a nota.
Quanto à demora para obter a cidadania e o passaporte, a nota diz que “os processos em andamento não estão tendo atrasos e estão sendo concluídos nos prazos previstos”. Consta também que “em relação a todos os outros serviços consulares fornecidos, não há atrasos e os pedidos são processados dentro de prazos razoáveis, levando sempre em consideração eventuais necessidades de assistência ou casos de urgência”.

O Consulado reforça, ainda, que os agendamentos devem ser feitos por meio da plataforma a Prenot@mi, em que os horários para a apresentação de novos pedidos são atualizados semanalmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)